Teve início, nesta quarta-feira (31), o I Curso de Emergências Cardiovasculares da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), com o cardiologista, coordenador médico e facilitador, José Roberto Coelho.
O curso é voltado para médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e tem como objetivo preparar a equipe para lidar com as emergências cardiológicas. "Como sempre digo, não somos referência para cardiologia, nosso perfil é de clínica médica, mas por sermos uma urgência e emergência adulto porta aberta, acabam chegando muitos casos. Dessa forma, a nossa equipe precisa estar treinada e apta a oferecer o primeiro atendimento, até que o paciente seja regulado para um serviço hospitalar de referência", pontua o médico.
Neste momento, o curso oferece três encontros, sendo o último dia 29 de junho. O primeiro teve como tema urgências e emergências hipertensivas, o segundo reanimação cardiorrespiratória, com simulação realística em bonecos, e para finalizar protocolo clínico para síndromes coronarianas.
"Escolhemos as temáticas com base na nossa vivência do dia a dia. Dentro da nossa política de educação permanente em saúde sempre levamos em consideração a demanda e as peculiaridades do serviço, para que possamos oferecer os melhores cursos e treinamentos, visando sempre a valorização do nosso profissional, a excelência do atendimento e a prestação de serviço ao paciente", complementa José Roberto.
Outros cursos já foram ofertados à equipe de médicos e enfermagem nos últimos meses, especialmente dentro da área de cardiologia e hematologia. "A intenção é trazer coisas novas sempre", garante.
Ascom UPAE
0 comentários