O nordeste brasileiro foi uma das principais regiões atingidas pelos ataques e desmontes que vivemos nos últimos anos e que afetaram, sobretudo, as populações mais pobres, os moradores das periferias, os negros, as mulheres, os indígenas e os quilombolas. As informações são do site Agencia eco nordeste.
Na contramão disso tudo, em defesa da democracia, as organizações de jornalismo independente fizeram a diferença com um trabalho constante de combate à desinformação, ao produzir conteúdos que contribuem para a pluralidade da informação, qualificação do debate público, além de dar visibilidade e empoderar setores da sociedade não contemplados pela cobertura feita pelos veículos de comunicação tradicionais.
Com a intenção de fortalecer uma rede de organizações de jornalismo independente no Nordeste e contribuir para o crescimento institucional e para a sustentabilidade financeira das organizações integrantes, a Marco Zero Conteúdo, em parceria com o mestrado de Indústrias Criativas da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), abre 30 vagas para o curso Jornalismo Independente no NE: desafios e soluções. A iniciativa conta com o apoio da OAK Foundation e International Fund for Public Interest Media (IFPIM).
“Apesar dos inúmeros desafios, acreditamos na potência do jornalismo independente do Nordeste. E, para superar esses obstáculos, o caminho passa pela estruturação das nossas organizações. Nesse processo, os primeiros passos são os mais difíceis. Em um contexto em que os recursos financeiros estão concentrados no Sudeste, no eixo Rio/São Paulo, as organizações do Nordeste precisam estar cada vez mais preparadas para captar recursos. É nessa troca que nós acreditamos”, destaca Inês Campelo. Jornalista e co-fundadora da Marco Zero Conteúdo.
As inscrições poderão ser feitas até às 18h de 9 de junho e propostas enviadas após o prazo não serão aceitas. Cada organização será contemplada com uma vaga. Podendo inscrever uma pessoa por rodada ou apenas um participante para os quatro momentos. As dúvidas sobre este edital podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. As inscrições serão feitas, exclusivamente, por este formulário.
Distribuição das vagas
25 vagas Profissionais de organizações de jornalismo independente que atuem na região Nordeste
Profissionais de organizações de jornalismo que fazem parte do Mapa da Mídia Independente e Popular de Pernambuco
5 vagas estudantes de Comunicação que estejam entre o sétimo e oitavo períodos
Após o curso, serão selecionadas:
Até três organizações participantes para um processo de mentoria e financiamento da formalização (um ano de endereço fiscal, taxas de cartório, regularização na Secretaria da Fazenda, entre outros custos)
Até cinco organizações para construção, publicação e distribuição nas redes sociais de uma matéria especial com bolsa no valor de R$ 2 mil para cada organização
Até cinco organizações para desenvolver um projeto de captação de recursos para execução conjunta
Critérios para seleção das mentorias:
Ter participado de pelo menos 80% das aulas
Ser de um coletivo ou organização jornalística que atue no Nordeste
Ter produção jornalística constante e comprovada
Ter no mínimo um ano de existência
Programação do curso
A programação terá inicio com um encontro de abertura às 19h do dia 13 de junho, no qual será realizada apresentação geral do que será oferecido nas quatro rodadas.
O encontro de abertura contará com palestra de Carol Munis (Oficial de Programa da OAK no Brasil) e Maristela Crispim (fundadora e editora-chefe da Eco Nordeste) e mediação de Carolina Monteiro (Marco Zero e Diretora da Escola de Comunicação da Unicap).
Rodada 1: Formalizando o jornalismo independente
Dias: 14 e 15/06/2023 das 19h às 22h
Havanna Marques é professora de gestão financeira e contabilidade do curso de pós-graduação em Jornalismo Independente da Unicap. Contadora, com aproximadamente 15 anos de experiência, atuou como auditora independente e consultora financeira, especialista em controles internos, mapeamento e implementação de processos e procedimentos administrativos e financeiros com ênfase na transparência e sustentabilidade nas instituições. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pela Universidade de São Paulo (USP), acredita que a gestão financeira e administrativa, assim como a Contabilidade são potentes recursos e ferramentas para as organizações sociais, um conhecimento que pode ser trocado de forma mais acolhedora.
Profissional convidado: Sérgio Miguel Buarque é cofundador e coordenador executivo da Marco Zero Conteúdo. Graduado em jornalismo pela Unicap, trabalhou por 15 anos no Diário de Pernambuco, onde foi repórter esportivo, editor de política e editor executivo.
Rodada 2: Presença digital – o que você precisa saber sobre o mundo digital
Dias: 27, 28 e 29/06/2023 das 19h às 22h
Fernando Fontanella é publicitário formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jogos Digitais da Unicap. Tem interesse nas áreas de cultura digital, redes digitais, cultura pop e publicidade e propaganda.
Profissional convidado: Ivson Santos é gestor das redes sociais da Marco Zero, profissional de marketing e fotógrafo de moda, atua há oito anos na criação e na distribuição de conteúdos com respeito aos direitos humanos. Graduado em Rádio, TV e Internet pela UFPE.
Rodada 3: O poder da indústria criativa
Dias: 11, 12 e 13 de julho de 2023 das 19h às 22h
Carolina Monteiro é jornalista, formada pela UFPE. Tem especialização em Design da Informação pela mesma instituição, master em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) e Universidade de Navarra, mestrado e doutorado acadêmico em Design, também na UFPE. Atualmente é a diretora da Escola de Comunicação da Unicap, onde leciona nos cursos de Jornalismo, Fotografia e no Mestrado em Indústrias Criativas.
João Guilherme é jornalista, formado na UFPE. Doutor em Comunicação Social pela mesma universidade, é professor permanente do Mestrado em Indústrias Criativas e nos cursos de graduação em Fotografia e Jornalismo da Unicap. É servidor público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), onde atua na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) na coordenação de ações de formação no Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (IDEIAS TJPE).
Rodada 4: Construção de projetos e captação de recursos
Dias: 25, 26 e 27/07/2023 das 19h às 22h
Dario Brito é jornalista formado pela UFPE. Atualmente é professor assistente IV da Unicap. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Indústrias Criativas (PPGIC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL). Ensina ainda nos cursos de graduação em Jornalismo, em Jogos Digitais e em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação da Unicap. Ocupa o cargo de Coordenador de Pesquisa e Inovação (CPqI) da Instituição.
Profissional convidada: Daiane Dultra é captadora de recursos, com mais de 15 anos de experiência na área, já liderou projetos de impacto nos temas de equidade de gênero, resiliência climática e desenvolvimento. Possui uma consultoria focada em sustentabilidade financeira para ONGs e um projeto de democratização do conhecimento sobre captação nas redes sociais e YouTube.
Agencia Eco Nordeste
0 comentários