A REDEGN recebeu mais uma vez video que mostra o descaso com a orla de Juazeiro e a poluição a céu aberto sendo despejado no Rio São Francisco. Em fevereiro de 2021 a reportagem mostrou a poluição ambiental (Veja Aqui), também na orla e nesta quarta-feira (23) mais uma vez, o tema é pauta.
Leitora da REDEGN "ao filmar o video diz que trata-se um vazamento que não se sabe se é esgoto. Essa água escorre sentido rio São Francisco. Mas cabe ao orgao competente verificar que vazamento é este visto que a água acumula e apodrece deixando o local ainda mais sujo, aliás abandonado como está toda a cidade".
Ainda de acordo com a leitora, "a orla é o único espaço de lazer da cidade e está um verdadeiro horror".
A revitalização e a preservação do Rio São Francisco ainda esbarram na falta de conscientização de autoridades, empresários e sociedade em geral é o alerta do ambientalista João Carlos Figueiredo.
“Temos na verdade uma série de ações pontuais que transformaram a revitalização numa colcha de retalhos. A situação ainda é de muita pobreza e esquecimento”, afirmou.
CONFIRA NOTA SAAE - O SAAE esclarece que está sempre fiscalizando a existência de esgotos às margens do Rio São Francisco, inclusive notificando os restaurantes que ficam na parte superior da Orla, que, em sua maioria, despejavam água pura desmineralizada proveniente de drenagem e aparelhos como condicionadores de ar. Já a Secretaria de Serviços Públicos, esclarece que realizou em setembro do ano passado vários reparos e serviços de manutenção em toda a extensão da Orla. E que já está dentro da programação o retorno das equipes de manutenção para realizar novamente os devidos consertos no local.
Redação redegn Foto redes sociais
2 comentários
24 de May / 2023 às 15h15
A iluminação pra quem faz caminhada a noite praticamente não existe,vc tem que caminhar as escuras em vários trechos cheios de buracos,em baixo do M a escuridão é uma constante o que seria o ponto de embarque das barquinha está jogado as traças , se o órgão não tem competência ou compromisso com demanda tão simples entregue a outro órgão quem sabe a situação possa ser resolvida
24 de May / 2023 às 15h44
Realmente um verdadeiro descaso com a saúde publica e com o Rio São Francisco. Esgotos centenários despejam no rio diuturnamente aguas poluídas contaminando e tornando suas aguas improprias para o banho e outras utilidades. Também seria bom que setores da Prefeitura fizesse um levantamento da estrutura notadamente no alicerce do cais pois são muitas as falhas apresentadas desde o bairro do Angary até altura da ponte.