A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié elucidou, junto ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil da Bahia, uma série de crimes de estelionato e furto mediante a fraude, conhecidos como “Golpe do Pix”, que vinham acontecendo desde 2019.
Quatro envolvidos foram identificados. O comandante está custodiado no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) do Complexo Penal da Mata Escura , de onde articulava os golpes junto a seus comparsas.
Os criminosos tinham como vítimas pessoas que anunciavam produtos para venda em plataformas na internet, como Facebook e OLX. Eles entravam em contato com os vendedores, demonstravam interesse na compra, marcavam um local para retirada do objeto e, na hora do pagamento, um dos estelionatários emitia um comprovante falso de transação via PIX para distrair a vítima, enquanto comparsas subtraíam o produto e o repassavam para terceiros.
As vítimas foram acompanhadas de perto pela DRFR, que examinaram seus celulares. Comprovantes de pagamento e registros telefônicos das negociações. As investigações identificaram, M. S. S., S. dos S. S. e A. P. A. de A, além de F.C.P, que de acordo com provas obtidas, era o mentor do crime de dentro penitenciária
Essas pessoas foram interrogadas pelos investigadores e posteriormente liberadas.
Celulares, cadernos de anotações e armas brancas foram apreendidos na cela onde F.C.P. estava custodiado após a Delegacia empreender ações conjuntas com o núcleo de inteligência do Complexo Penal.
A associação criminosa atuou em diversos crimes de estelionato e furto mediante fraude na região. Embora a polícia tenha conseguido recuperar parte dos bens das vítimas, todos os envolvidos serão responsabilizados individualmente pelos seus atos.
A DRFR concluiu vários inquéritos policiais ao longo desta semana, encaminhando os respectivos pedidos de prisão dos envolvidos à Justiça. Além disso, outros delitos ocorridos durante as investigações estão sendo apurados, e as evidências indicam a participação dos mesmos indivíduos.
Bahia Notícias | Foto: DRFR / JEQUIÉ-BAHIA
0 comentários