O Maio Amarelo é um movimento internacional com o objetivo de chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Durante o mês, diversas atividades de conscientização são realizadas.
Em Pernambuco, os motociclistas representam a maioria das vítimas em acidentes terrestres no trânsito. Sem proteção além do capacete, as vítimas podem sofrer com lesões em várias regiões do corpo, com fraturas fechadas e expostas até amputação de membros e ir a óbito.
“Em geral, acidentes com motocicletas são mais graves do que acidentes com outros veículos já que o paciente não tem proteção alguma para seu corpo após a queda, apenas o capacete. Sempre orientamos o uso de roupas mais robustas e sempre usar calçado fechado para diminuir o risco e a gravidade das lesões”, explica o ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, Daniel Nicolletti.
Os traumas com moto são responsáveis por fraturas fechadas e expostas nas pernas, braços, pés, punhos e fêmur. A definição do tratamento e o tempo de recuperação do paciente variam de acordo com o tipo e o local da lesão, mas podem envolver procedimentos cirúrgicos e fisioterapia. Por exemplo: uma fratura fechada simples de tornozelo tem em média um tempo de recuperação de 3 a 6 meses. Dependendo da gravidade do acidente e do trauma, as vítimas podem passar por uma recuperação longa, difícil e apresentar sequelas.
“As sequelas variam de acordo também com o local e gravidade da lesão. Em relação às físicas, podemos ter desde uma pequena limitação funcional na articulação ou membro acometido, até uma amputação, falta de força e sensibilidade e até uma para/tetraplegia em casos mais graves de lesões na coluna. Já na questão psicológica, também são frequentes, como estresse pós-traumático, fobia, ansiedade, depressão, entre outras”, conta o especialista.
Para conscientizar motoristas durante todo o mês de Maio, o Departamento de Trânsito (DETRAN-PE) realizará um mutirão de ações educativas e prestação de serviços à população com atividades em vários municípios do estado, envolvendo escolas, empresas, centros de compras e parques, além de palestras.
O Hospital Jayme da Fonte possui uma emergência 24h para atendimento de traumas e oferece uma estrutura com um centro de diagnóstico completo por imagem, UTI totalmente equipada, bloco cirúrgico de alta complexidade, equipe multiprofissional, além de apresentar baixíssimas taxas de infecção hospitalar.
Diário de Pernambuco Foto Agencia Brasil
0 comentários