A prática e o talento para o esporte são dons naturais de todo brasileiro. Em Petrolina não é diferente. O município sertanejo conta com grandes nomes com destaque nacional e mundial, por isso, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, realiza desde 2017 uma série de eventos e ações de fomento a diversas modalidades esportivas. Depois do Campeonato de Futebol para Cegos, sediado durante uma semana na cidade, agora é a vez das seletivas municipais dos Jogos Escolares de Petrolina.
Mais de mil estudantes atletas de 12 a 17 anos das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino participam, até o dia 19 de maio, das seletivas nas modalidades de futsal, handebol, voleibol e basquete feminino e masculino. O evento acontece no ginásio Municipal Osvaldo do Flamengo, das 8 às 22h, e no SESC, das 8 às 14h. As equipes campeãs irão garantir vaga e representarão o município na fase Regional dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), que acontecem entre os dias 22 a 27 de maio, em cidade a definir.
O aluno da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), Felipe Siqueira, é um dos estudantes/atletas que está participando das seletivas municipais. Ele disse que ama o esporte e que a prática o ajuda a ser uma pessoa melhor. "O esporte salva vidas, ajuda a ter determinação e a interagir com estudantes de outras escolas. Os jogos escolares influenciam na formação do atleta, tanto na parte esportiva como na parte social. Aprendemos com as perdas e com a convivência", disse Felipe. O secretário Executivo de Esportes, Jefferson Correia, destacou a importância dos jogos no sentido de contribuir com a aprendizagem dos estudantes e de incentivá-los a atuarem em equipe, de trabalhar o respeito ao outro e do pensar na coletividade.
"Estamos iniciando as seletivas municipais dos Jogos Escolares. A gestão do prefeito Simão Durando incentiva bastante o esporte em Petrolina, porque acredita que os jovens são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Nosso município tem um potencial enorme, com grandes talentos e tradições esportivas. Investir no esporte é investir na qualidade de vida dos jovens, pois a atividade ajuda a promover a inclusão social, atingindo não só o estudante no ambiente escolar, mas também no seu dia a dia enquanto cidadão, além de ser um celeiro para novos talentos do alto rendimento", enfatizou Jefferson.
Ascom PMP
0 comentários