A correta higienização das mãos é uma ação simples e garante proteção contra várias doenças. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 5 de maio como Dia Mundial de Higiene das Mãos, que este ano, tem como tema "Acelere a ação conjunta. Salve vidas, higienize suas mãos".
O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) reforçou a iniciativa, com o objetivo de comemorar a data e conscientizar os profissionais de saúde da importância de implementar e sustentar a ação de higiene das mãos em qualquer modalidade de assistência à saúde.
Houve abordagem educativa (caixa reveladora e pit stop), nos dias 4 e 5 de maio, junto a profissionais e cuidadores dos pacientes internados, com apoio das unidades vinculadas ao Setor de Gestão da Qualidade: Unidade de Vigilância em Saúde e Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente. Confira aqui o vídeo.
Certa da importância de priorizar a segurança e a qualidade do atendimento ao paciente, a Rede Ebserh preconiza a correta higienização das mãos no HU-Univasf e nos demais 40 hospitais universitários filiados. Para isso, de acordo com as recomendações da Anvisa, três elementos são essenciais: antisséptico com eficácia antimicrobiana, técnica e tempo de higienização adequados, e adesão regular.
Quando lavar as mãos para cuidar dos pacientes?
A higienização correta das mãos é uma das seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar infecções e ajudar a salvar vidas. Confira os cinco momentos:
1 - Antes do contato com o paciente;
2 - Antes da realização de um procedimento;
3 - Após a exposição a fluidos corporais do paciente;
4 - Depois do contato com o paciente;
5 - Depois do contato com áreas próximas ao paciente.
Ascom Univasf
0 comentários