A Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA) vai passar por uma modernização que prevê atualização tecnológica, normativa, técnica e de acústica do equipamento.
A decisão para a requalificação foi tomada durante reunião realizada, na noite de sábado (6), com o governador Jerônimo Rodrigues, no Centro Administrativo, em Salvador.
O encontro envolveu a direção do equipamento cultural; o secretário da Cultura, Bruno Monteiro; o presidente da Conder, José Trindade; e representantes de outros órgãos estaduais.
A reforma integra a terceira etapa do projeto de modernização e ampliação do Complexo do TCA, que já realizou requalificações na Concha Acústica, entregue em 2016, e na Sala do Coro, entregue em 2018. A requalificação aprovada agora contempla o Foyer e a Sala Principal de espetáculos, com intervenções acústicas e cenotécnicas, e centro técnico. Segundo o titular da Secult, Bruno Monteiro, faz 30 anos que a sala principal não passa por uma obra de grande porte como a que será executada.
"Tem toda uma readequação que necessita ser feita, que é acústica, que é normativa, que é técnica e que, com certeza, vai devolver à população baiana e à comunidade cultural um equipamento completamente reformado, modernizado e requalificado, que será um grande ganho para a nossa cultura, afinal de contas, o TCA é um dos complexos mais importantes de toda a América. Já era algo que estava em estudo há muitos anos e que agora nós temos a decisão de fazer", celebrou.
O Complexo do TCA é composto pela Sala Principal com 1.554 lugares, Foyer, Sala do Coro, Concha Acústica, Centro Técnico, Esplanada, Vão Livre, Jardim Suspenso e Café Teatro, salas administrativas e salas de ensaio. A Sala Principal do equipamento está fechada desde o final de janeiro deste ano, quando um incêndio atingiu o telhado da edificação.
O processo administrativo de gestão da requalificação será iniciado nas próximas semanas, e a execução do projeto deve ser iniciada até 2024, encerrando as três etapas previstas de modernização do equipamento público.
GOV Bahia Foto: Feijão Almeida/GOVBA
0 comentários