A servidora municipal, Rosicleide de Souza Barbosa, de 57 anos, morreu na última quinta-feira (4), de acordo com acusação da família, após ter o atendimento negado em uma unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A família está indignada e pede explicações ao município.
De acordo com o filho, Edippo de Souza Barbosa, a mãe era diabética e já era acompanhada pelos profissionais da AME Ricardo Soares Coelho, que fica no bairro Cohab Massangano.
“Ela sentiu uma dor estomacal e foi até a unidade para atendimento, onde haviam médicos, só que na recepção disseram que não poderiam atender, porque não tinha mais ficha, e e ela ficou passando mal. Não deram o primeiro atendimento, não aferiram pressão, não viram glicemia, não olharam saturação...Mandaram ela voltar para casa e procurar outro atendimento. Na volta, ela andou 200 metros da AME, disse que estava tonta, sentou e infartou no meio da rua”, destacou o filho.
Rosicleide de Souza Barbosa era servidora do município há 27 anos. Ela trabalhava no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Viana, localizado no bairro Alto do Cocar.
A Secretaria de Saúde de Petrolina respondeu ao g1:
“Foi com profunda tristeza que a Secretaria de Saúde recebeu o comunicado do falecimento de Rosicleide de Souza Barbosa e se solidariza com os familiares e amigos da paciente.
A Secretaria informa que, por volta das 13h desta quarta-feira (03), a paciente procurou a UBS Ricardo Soares, no bairro Cohab Massangano, para uma consulta médica devido um quadro de dor abdominal. A mulher foi orientada pela equipe da recepção a buscar atendimento na UPA24h, que é referência em atendimento de urgência e emergência. Lamentavelmente a senhora Rosicleide sofreu um infarto fulminante quando ia se deslocar para atendimento.
A Secretaria esclarece que pacientes com sintomas sugestivos de infarto, tais como dor no peito persistente, tipo aperto ou queimor, ou falta de ar, devem procurar de imediato a UPA 24h ou serviço do SAMU através do 192 , pois são os serviços que detém o suporte necessário para esses casos graves.
Sobre a conduta da profissional da Unidade Básica de Saúde, a Secretaria esclarece que tem feito uma série de capacitações com os profissionais para garantir o atendimento humanizado e eficiente. O caso específico da UBS da Cohab está em apuração com um procedimento interno de investigação. Confirmada alguma ação indevida, a Secretaria tomará as medidas administrativas necessárias”.
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