A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), realizou nesta quinta-feira (04) a formação continuada para professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Ensino. A cultura de inclusão é umas das prioridades da Gestão Suzana Ramos e o momento formativo surge para capacitar os profissionais da educação. O evento contou com a presença de 90 educadores e aconteceu pela manhã na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP) e continua à tarde com partilha de experiências, roda de conversas e resultados de pesquisas na Igreja Adventista do 7º Dia no Piranga.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), Jumária Monteiro, foi uma das facilitadoras do curso e afirma que o objetivo do encontro é "garantir que a educação especial possa ser contemplada com todas as discussões que dizem respeito às pessoas com deficiência, a gente busca trocar informações, trocar conhecimentos e experiências para fortalecer o trabalho", ressalta Jumária Monteiro.
A importância do momento formativo também é reconhecida pelos docentes, Maria Auxiliadora professora do AEE do Colégio Municipal Helena Celestino Magalhães comenta que "as capacitações ajudam a solucionar questionamentos, e a capacitação constante propicia aos professores a realização de um trabalho melhor. Cada dia que passa vemos o progresso das crianças, a alegria dos alunos e da família com cada habilidade nova conquistada, então o AEE veio para somar", conta a professora.
Formação continuada
O programa de formação continuada ocorre durante todo ano com temas diversos no intuito de atualizar os educadores do município nas principais demandas. A Diretora de Formação, Ana Paula Granja, evidencia a importância do calendário de formação. "A formação continuada em serviço é uma forma de garantir mais qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes", afirma Ana Paula.
Os momentos formativos são voltados para os profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos Coordenadores Pedagógicos.
Lucas Oliveira – Ascom/PMJ | Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ
0 comentários