A Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou na quarta-feira (26), em segunda votação, o Projeto de Lei 363/2023, que inclui o Festival Nacional de Jericos de Panelas no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado.
A proposição, de autoria do deputado Sileno Guedes (PSB), busca reconhecer a "relevância cultural, turística e econômica" da festa, que ocorre anualmente entre os últimos dias de abril e o início de maio. A edição de 2023, a 49ª da história, começa nesta sexta (28).
O evento tem como ápice a Tradicional Corrida de Jericos, realizada sempre no feriado de 1º de maio. Por isso, com a aprovação da lei, essa data passa a ser reconhecida como o Dia Estadual do Festival Nacional de Jericos, ajudando a dar ainda mais visibilidade para essa tradição do povo de Panelas e região. A matéria seguirá para sanção do Governo do Estado.
Além da corrida principal, a programação também conta com atrações como a Missa do Vaqueiro, o Munguzá do Turista, o Concurso de Jericos Fantasiados, a Corrida de Jericos na modalidade feminina e apresentações musicais. A edição de 2023 terá shows de Mano Walter, Solange Almeida, Taty Girl, Alcymar Monteiro, Pedrinho Pegação, Wallas Arraes, Daniel Gouveia, Oliveira de Panelas, Nordestinos do Forró e outros nomes da música regional e nacional.
"O Festival Nacional de Jericos, além de ser uma tradição da população de Panelas e região, é importante por movimentar a economia local, atrair visitantes de várias partes do Brasil e propagar o nome do município e de Pernambuco para todo o país. Com esse projeto de lei agora aprovado, fica uma satisfação enorme de contribuir para fortalecer ainda mais tudo isso que a Corrida de Jericos e todos os eventos do festival representam para nosso povo, nossa economia e nossa cultura", avalia Sileno.
Governo de Pernambuco Foto divulgação
0 comentários