A Secretaria Executiva de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM) de Petrolina, vem intensificando o patrulhamento preventivo nas unidades escolares do município. Nesta quinta-feira (20), foi deflagrada a 'Operação D-20', que contou com 16 viaturas que circularam nos entornos das unidades de ensino. O objetivo da operação foi realizar rondas nas escolas nas redes pública e privada de ensino, a fim de inibir e coibir ocorrências de violência escolar como também garantir a segurança e tranquilidade de pais, alunos e professores.
"A determinação da Operação foi do prefeito Simão Durando e este reforço tem o intuito de ampliar a segurança das unidades e de acalmar os pais, aflitos com o bombardeio de notícias sobre ataques. É importante dizer que a disseminação de vídeos desta natureza amplia a sensação de pânico e alimenta uma paranoia que não é saudável. Por isso as pessoas devem evitar esta disseminação e, no caso de risco efetivo, acionar a GCM por meio do 153", ressaltou o secretário executivo de Segurança Pública, Marcondes Inácio.
Ainda segundo o secretário executivo, não há, neste momento, porquê não levar os filhos para a escola. "Obviamente que os cuidados, pelo período que estamos passando, devem ser constantes. Os pais também devem ter outro comportamento, como buscar o aluno na porta da escola, não levá-lo em horários diferentes da entrada e da saída, para que o portão permaneça fechado a maior parte do tempo. Essas são algumas das nossas recomendações", explicou Marcondes Inácio.
Entre as regras que devem ser seguidas para evitar possíveis atos de violência nas escolas municipais de Petrolina estão: limitação da circulação de pessoas e controle de acesso às unidades; permissão da entrada de somente um responsável por criança durante os horários de entrada e saída de alunos; obrigatoriedade dos portões de acesso às escolas se manterem fechados; disponibilidade das chaves das portas de salas de aula e outros espaços em local de fácil acesso de adultos, para que em situação de emergência elas possam ser utilizadas rapidamente.
Ascom PMP
0 comentários