Celeiro de grandes esportistas, a capital do Sertão pernambucano foi escolhida para sediar a Regional Nordeste de Futebol de Cegos 2023, entre os dias 24 e 29 de abril.
Com o apoio da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, o evento é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e será realizado no Ginásio Osvaldo do Flamengo, com a participação de 12 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – e mais de cem atletas.
O torneio é aberto ao público e a programação começa a partir das 8h e contará com craques da Seleção Brasileira adulta e de base.
O torneio terá três grupos com quatro times em cada, todos jogam entre si nas chaves em turno único. Classificam-se para as quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam. A equipe mais bem colocada do Regional, exceto as que já fazem parte da Série A ou que desceram da Série A para a Série B em 2022, garantem vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos - Série B 2023, que será disputado em novembro, em São Paulo.
Ciente que o esporte é uma ferramenta de integração e inclusão social, o secretário executivo de Esportes, Jerfferson Correia, destaca o quanto o investimento nessa área agrega à sociedade, pois permite que os jovens mostrem seu talento, sendo uma excelente porta de entrada para os esportes. "Sem dúvida, o apoio institucional do prefeito Simão Durando para os eventos esportivos e competições tem sido fundamental, tanto nos aspectos da saúde física e mental, quanto em relação ao convívio social. São eventos importantes para as modalidades, que além do campo esportivo, colocam nosso município no cenário estadual e nacional, contribuindo com o fomento da economia. Assim, se vende a imagem de Petrolina para fora, ajudando ainda o setor de turismo", completa.
Confira os grupos que jogarão em Petrolina:
GRUPO A
APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos)
ADVP-PE (Associação dos Deficientes Visuais de Petrolina)
CAP-BA (Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual)
ADESUL-CE (sub-23) (Associação D'Eficiência Superando Limites)
GRUPO B
APADEVI-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais)
CEDEMAC-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos)
ADESUL-CE (Associação D'Eficiência Superando Limites)
AJECE-BA (Associação Jequieense de Cegos)
GRUPO C
ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão)
ICB-BA (Instituto de Cegos da Bahia)
ACEP-PI (Associação dos Cegos do Piauí)
AFCP-PE (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco)
Ascom PMP
0 comentários