A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), participou nesta segunda-feira (17), na sede da Blue Sky no município de Curaçá, de uma reunião com representantes da Blue Sky Global, empresa que atua na reintrodução da ararinha azul na região da Caatinga nas regiões de Juazeiro e Curaçá. O encontro teve como objetivo discutir as ações do projeto Blue Sky Caatinga, que visa promover o empreendedorismo rural, o empoderamento feminino e o turismo de observação na área de soltura das aves.
Carlos Neiva, titular da Adeap, ressaltou a importância do projeto para o município. "O que a Blue Sky faz não é de interesse somente do Vale do São Francisco, mas é de interesse mundial. O território de Juazeiro também faz parte da área do projeto de reintrodução da ararinha-azul, e as pessoas beneficiadas pelas ações da empresa serão estimuladas a empreender, gerando renda e desenvolvimento para a população. Temos total interesse de contribuir no desenvolvimento das atividades que beneficiarão a região", afirmou.
Além do secretário, também estiveram presentes na reunião, o secretário de Agricultura de Curaçá, Ticiano Félix, membros do comércio varejista local, órgãos de desenvolvimento, como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Nordeste, representantes do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e do Instituto de Preservação da Caatinga (IPC).
Execução do projeto-A Blue Sky Global, que atua na região desde 2021, já conta com 28 produtores dentro do projeto Blue Sky Caatinga. A ideia é começar a implantar as ações planejadas com eles e, em seguida, expandir para a região como um todo. Também está sendo estudada a viabilidade do turismo de observação, segmento do ecoturismo dedicado à observação das ararinhas soltas na natureza.
"Queremos apoiar a recuperação da Caatinga e a qualidade de vida do sertanejo. Por isso, apoiamos o desenvolvimento da caprinovinocultura e projetos que favoreçam a sustentabilidade da Caatinga", explicou Ugo Vercillo, diretor da entidade, acrescentando que, "estamos reunindo empresas, organizações e pessoas públicas, para que, juntos, cada um em seu papel, possamos desenvolver um projeto produtivo sustentável na região, ajudando a recuperar o bioma e a melhorar a vida do produtor", concluiu.
Ascom PMJ
0 comentários