A Lei Municipal de incentivo ao voluntariado nº. 3.379/2021, completa dois anos nessa sexta-feira (14), em Petrolina. A Lei tem como objetivo estimular o serviço voluntário na sociedade civil, instituições privadas e entes públicos estaduais e municipais, além de acelerar e fortalecer o trabalho desenvolvido pelas iniciativas sociais no município.
O projeto foi aprovado por unanimidade em abril de 2021 pela Câmara de Vereadores, e sancionado pelo ex-prefeito Miguel Coelho. A iniciativa possibilitou a estruturação de uma política de voluntariado na cidade e oficializou o Transforma Petrolina como programa permanente do município na promoção do voluntariado e de outras frentes, como: desenvolvimento social; atenção à primeira infância; valorização de idosos; atenção à pessoa em situação de rua; acesso à saúde; a autonomia da mulher; proteção à causa animal e outros segmentos.
Atualmente, o Programa Transforma Petrolina registra números expressivos que demonstram a importância do incentivo ao voluntariado. Hoje, são 5.782 voluntários cadastrados na plataforma digital, 186 projetos sociais ativos, 588 ações realizadas e 288 mil horas de voluntariado. Através da plataforma, os voluntários que participam das atividades têm acesso a benefícios como, critério de desempate para qualquer pessoa em concursos públicos do município e dispensa remunerada exclusivamente para funcionários da prefeitura que cumprirem 10 horas de voluntariado.
Para a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, a Lei do Serviço Voluntário é uma forma de participação social que promove a cidadania e a solidariedade. "O voluntariado é uma das melhores e mais certas maneiras de encontrar um propósito e significado em nossa vida. Em Petrolina estamos sempre buscando estratégias para fortalecer, cada vez mais, essa missão de transformar vidas", afirma.
Nayra Lima/Ascom
0 comentários