Atraso na obra, rompimentos de trechos de canal e dificuldades técnicas para manter o funcionamento regular de mega conjuntos de motores-bomba vêm marcando a complexa e polêmica obra de transposição das águas do Rio São Francisco.
O mais recente problema ocorreu em novembro de 2022.
Por meio de nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), esclareceu que “na EBI-3, foram detectadas, em novembro de 2022, anomalias no funcionamento da bomba.
De acordo com a reportagem de Honório Barbosa (Veja Aqui agenciaeconordeste), após a verificação, para conservação da estrutura e segurança dos trabalhadores envolvidos, foi decidida a paralisação da bomba, ocorrida em janeiro desse ano”.
O MIDR confirmou que o trecho paralisado atende o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas frisou que “não há desabastecimento em nenhum dos estados”. A pasta frisou que “acionou o fabricante da bomba e está atuando para normalizar a situação o quanto antes. A previsão é que a estrutura volte à normalidade no fim de maio de 2023, podendo ser reestabelecida antes”.
O então titular da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Francisco Teixeira, desde o início da transferência de água para o Estado sempre defendeu a ideia de que seria mais viável que a operação de transposição ocorresse no primeiro semestre de cada ano, coincidindo com o período chuvoso (fevereiro a maio) para aproveitar as calhas naturais de terra e pedra cheias dos rios Salgado e Jaguaribe e evitar desperdício por infiltração no solo.
Para o Ceará, o principal papel da transposição é abastecer o maior açude do Estado, o Castanhão que acumula atualmente 28% de sua capacidade que é de 6,7 bilhões de metros cúbicos. No início deste ano, o reservatório registrava 19,9% de volume máximo acumulados.
A transferência de água do Rio São Francisco para o Ceará a partir de estações de bombeamento em Salgueiro (PE) começou em junho de 2020. No ano seguinte, em meio a um período de chuvas abaixo da média, a transposição mesmo reduzida permitiu que o Governo do Ceará alocasse água para o sistema de abastecimento de Fortaleza.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) foi iniciado em 2007, em meio a polêmicas e resistências. Para o secretário Executivo da SRH, Aderilo Alcântara, o “projeto da transposição das águas do Rio São Francisco é complexo e exige serviços de engenharia, técnicos, de manutenção e de operação de forma permanente”. Alcântara disse esperar uma retomada com urgência da transferência de água “para aproveitar que os rios estão cheios e a água possa chegar em maior quantidade e velocidade ao Castanhão”. E por último frisou que “todas as providências já estão sendo adotadas pelo governo federal”.
Dois pontos merecem destaque: como os rios estão cheios e os açudes recebem recarga da chuva, no momento não há cobrança, pressão sobre a transposição. O setor produtivo agropecuário, entretanto, quer a transposição por entender também que a disponibilidade maior de água nos reservatórios para a irrigação e consumo humano, é transitória.
Caminho das Águas-No Ceará, a água segue para os rios Salgado e Jaguaribe após percorrer trecho de 53km do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), pelo Riacho Seco. Antes da chegada ao Açude Castanhão, a água passa pelas cidades cearenses de Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara.
O reservatório foi construído para dar segurança hídrica para as regiões do Médio e Baixo Jaguaribe e para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde moram cerca de 45% da população do Estado, além de abastecimento de empresas comerciais e industriais, o que inclui as plantas instaladas no Porto do Pecém.
Integração do São Francisco-O Pisf tem como principal objetivo a garantia da segurança hídrica para os 390 municípios dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A infraestrutura hídrica do Projeto deve assegurar a disponibilidade de água bruta aduzida do Rio São Francisco para que não haja escassez. Não visa o abastecimento diário dessas regiões, que é realizado pelas companhias de água, por meio da captação e armazenamento em reservatórios.
Agencia Eco Nordeste/ Texto e Fotos Honório Barbosa
23 comentários
10 de Apr / 2023 às 12h32
Lamentável essa situação! Irmãos passando cedo depois de se iludirem com a agua chegando nos seus cantos! Vi um video em que havia uma máquina aterrando o canal de passagem da água! não entendi, mas... Eita Brasil.
10 de Apr / 2023 às 12h46
Faz o L
10 de Apr / 2023 às 14h03
Só observando,eu acho é pouco,nunca foram tratados com respeito por esse governo, só servem pra votar. Continuem votando na esquerda e sofram. Faz o L cambada.
10 de Apr / 2023 às 17h20
Seguindo a lógica do bozolóide, se o dano foi em Novembro de 2022, o presidente ainda era o colecionador de jóias alheias. Eita, mas assim que terminou o segundo turno que ficamos sem presidente (descaradamente, pois foram 4 anos sem presidente de uma maneira mais camuflada). Qual seria a solução? Fazer arminha com a mão?
10 de Apr / 2023 às 21h51
Alguém acredita nisso ?
10 de Apr / 2023 às 22h14
Faz um L
11 de Apr / 2023 às 14h58
O amigo Lucas ali nos comentários nos mostra que a ignorância do povo é o seu pior inimigo, as bombas foram desligada propositadamente com intuito de voltar a benéficiar os coronéis dos cartéis de carros pipa, além do que justificar quê há problemas no sistema de bombeamento é mais uma das várias formas de desvios de recursos, uma tática sempre presente em programas do governo petista, sou nordestino e lamento muito o quê o povo está passando por culpa deles mesmos.
12 de Apr / 2023 às 06h31
Tbm o que esperar de um "operario" que corta o dedo da mao "esquerda" pra justificar ser um trabalhador!... realizava suas greves a mando dos empresários do grande "ABCD" em outras epocas, em ato continuo, desapareceram oito testemunhas do caso "Celso Daniel" e, isso nao sou eu quem vos digo, é um enantador de eleitor analfabeto politico e, digo mais,... nunca governou o país, se sobresaiu do plano real do "Monarca FHC" sim srs, nos temos um monarca, que rege o malfadados empresarios do centrao, os quais regiam a nacao nas gestões do "nine" onde durante todos estes mandatos viajava o mundo...
12 de Apr / 2023 às 06h34
Bloqueou?... por qual razao!...
12 de Apr / 2023 às 11h35
Se nordestino quiser água têm que pagar primeiro é isso que a Agência Nacional das Águas disse. Que nordestino não pôde perder sua cultura. Carregar água na cabeça e lavar o tô na com a cuia. Se quiser perder sua cultura terá que pagar 77 milhões isso é agora logo será mais caro. Aproveitando a deixa aqui tem um petista Lucas não sabe o que fala. Até o momento QUEM mais olhou pra população foi o Bolsonaro. Entre pandemia e guerra que afeta todos os países de 3 mundo. O Brasil foi o mais se sobressaiu nas dificuldades adversas ao contrário do seu amado LADRÃO EX-PRESIDIÁRIO que só quer gastar e
15 de Apr / 2023 às 11h05
Quando Bolsonaro estava a frente da Presidência o Povo estava recebendo a água da transposição,agora que lula entra no Governo trava a água para o Povão, será que é revolta ou maldade mesmo ,de uma coisa eu sei a Esquerda é perversa.
18 de Apr / 2023 às 23h00
Alguém esperava competência do governo Lula??? Será que o povo vai voltar a ficar se humilhando pedindo por um caminhão pipa a políticos do grupo de Lula em troca de votos??? Parece que sim. Mas o ruim era Bolsonaro né? Então façam o L.
09 de May / 2023 às 05h30
Pena que o povo nordestino não deu valor numa obra tão importante e hoje voltou ao passado com as velhas práticas dos caminhões pipas dos coronéis que são beneficiados com a miséria e a ignorância do povo , quanto mais o povo sofre, mais dependente do governo fica, por isso manter a pobreza e uma maneira de ter o povo cativo em seus currais eleitorais
14 de May / 2023 às 14h36
FAZ O L E VEM....
30 de Aug / 2023 às 11h08
Como esta hoje a transposição esta funcionando ou não? porque a grande midia não comenta? ninguem comenta nada.
30 de Aug / 2023 às 21h33
E é?
30 de Aug / 2023 às 21h34
E é?
23 de Oct / 2023 às 10h38
O povo nordestino, infelizmente paga o preço pela sua má escolha, minha mãe sempre diz: você colhe o que você planta, se preferiram um bandido na presidência, então aguentem as consequências, hoje consigo entender muito bem, porque muitos nordestinos vivem na miséria, porque preferem serem enganados com migalhas do que escolherem mudança de verdade.
24 de Oct / 2023 às 14h29
Por favor grande mídia informe aos brasileiros como está a situação atual em 2023 da transposição do Rio São Francisco.
24 de Oct / 2023 às 14h31
Por favor grande mídia informe aos brasileiros como está a situação atual em 2023 da transposição do Rio São Francisco.
24 de Oct / 2023 às 14h32
Por favor grande mídia informe aos brasileiros como está a situação atual em 2023 da transposição do Rio São Francisco.
25 de Oct / 2023 às 23h26
O Lucas afirma q bolsonaro deveria resolver em um mês isso (final de mandato) mas não acha que o lula, que já está há quase um ano no governo ( início mandato) já deveria pelo menos ter começado a resolver isso? Como esse pessoal é desligado hein? Sempre Bolsonaro. Que coisa não ? E o Lula ? O que está fazendo pra resolver ? Continuem nessa ilusão um dia a ficha de vocês cai, aí o choro é livre
04 de Nov / 2023 às 18h38
Eu gostaria de receber informações de pessoas que moram na região onde fica a transposição, apenas a verdadeira causa do problema de quem está lá.