Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) colocaram em prática o conhecimento que vêm adquirindo em um curso técnico realizado em parceria com uma universidade do Rio Grande do Sul.
A proposta foi apresentar aos usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Novo Encontro como o alimento pode ser um bom aliado à saúde, mas também um fator prejudicial que pode levar a diversas doenças.
Nesta quarta-feira (5) foi montada uma sala de espera com os pacientes que aguardavam por serviço na UBS. O grupo de servidores municipais mostrou informações sobre hábitos alimentares saudáveis e não-saudáveis. "Considerando a população de hipertensos, diabéticos, obesos e até casos de câncer que tem surgido, sentimos a necessidade de trazer uma temática sobre hábitos alimentares e alimentação saudável. A ideia é fazer com que a população enxergue o alimento não apenas como alimento, mas como algo que pode agregar tanto para o bem, quanto para o mal. O objetivo é que, aos poucos, eles se eduquem e troquem alimentos ultraprocessados por algo in natura. Isso vai refletir na qualidade de vida deles", destacou o Agente Comunitário de Saúde de Juazeiro, Jean Carlos Bezerra Mascarenhas.
Além do informativo, o grupo montou uma mesa com diversos alimentos, como frutas e água saborizada, com ingredientes que são de fácil acesso e bom custo benefício. A ideia é que outras atividades educativas sejam realizadas na comunidade.
Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ
0 comentários