Sofá, televisão, colchão, móveis e até eletrônicos: esses são apenas alguns dos objetos que a equipe "Cata-Bagulhos" da Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) encontram descartados de forma irregular em diversos locais da cidade.
Para contribuir com a limpeza dos locais e retirar estes materiais, que muitas vezes abrigam, além da sujeira, alguns bichos peçonhentos, um caminhão sai, toda sexta-feira, indo aos Residenciais para realizar o recolhimento.
"Já é uma ação planejada, toda sexta-feira destacamos o caminhão para que saia fazendo o serviço de cata-bagulho. Decidimos colocar em locais onde verificamos que há um volume significativo desse descarte, então, a gente já passa avisando que na sexta-feira o caminhão vai recolher, tem gente que já fica esperando e entrega à equipe", explica Yanna Maggie, coordenadora de Resíduos Sólidos no SAAE.
Dona Irene Gomes foi um desses casos. Moradora do Residencial Praia do Rodeadouro, a senhora separou um colchão estragado para ser recolhido. "É muito bom fazerem isso. Se a gente joga essas coisas grandes, além do lixo, a gente suja a nossa própria vizinhança, então, como sabia que iam passar por aqui, deixei separado para entregar ao caminhão", afirmou.
Conscientização-Infelizmente, nem todos têm a mesma consciência de Dona Irene e acabam descartando os objetos nas vias públicas ou em terrenos baldios. "Infelizmente é muito comum que a gente veja muito entulho sendo jogado em qualquer lugar. Às vezes acontece de numa semana a equipe fazer a limpeza e, na outra, já ter uma grande quantidade de lixo. É preciso que a comunidade também seja a nossa parceira", finaliza a coordenadora Maggie.
Denúncia-Conforme a Lei Complementar 018/2016, quem for pego fazendo descarte irregular será multado. Caso presencie o descarte irregular de entulho, a denúncia deve ser feita na SEMAURB, na Rua Oscar Ribeiro, s/n, no Centro de Juazeiro, das 8h às 14h. O telefone para contato é o (74) 3612-3590.
Ascom PMJ
2 comentários
01 de Apr / 2023 às 13h26
Geraldo, a ação da PMJ é boa, mas poderia ser melhor. Em Feira de Santana a prefeitura tem o caminhão Papa Entulho, que recolhe coisas inservíveis nós bairros da cidade. A ação é divulgada no bairro através de carro de som e o pessoal do Papa Entulho passa recolhendo nas residências, evitando-se que as pessoas joguem móveis velhos e outros objetos nas ruas. Ao meu ver, do jeito que está sendo feito em Juazeiro, conforme a reportagem, o poder público acaba estimulando as pessoas a jogarem entulhos nas ruas.
02 de Apr / 2023 às 12h47
Essa mulher vai passar os 4 anos apenas varrendo ruas? Pintando meio fio? Homi deixa de enrolação e vise obras de médio e grande porte. E nem se gabe se a travessia sair ,pois é obra do governo federal