O Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado no dia 2 de abril. Para celebrar a data, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta sexta-feira (31), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Júlia Rodrigues Tanuri, um ciclo de reuniões com os responsáveis dos alunos, para apresentar o material didático utilizado na unidade de ensino.
Na ocasião, as famílias puderam conhecer toda coleção do Toriba, material didático inovador que contempla as etapas do Ensino Infantil I ao Infantil V, e é exclusivo para crianças de 1 à 5 anos de idade.
Com aprovação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), os materiais trazem entusiasmo e dinamismo para o processo de ensino-aprendizagem. Usados com intencionalidade, a ludicidade, música e jogos fazem parte da lista de materiais que estão motivando os estudantes da rede municipal de ensino a terem mais prazer em aprender.
"Nossa intenção foi realizar um momento festivo, em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil, e em celebração ao uso do material didático de excelência utilizado na rede municipal de ensino, reconhecendo todo esforço da Secretaria de Educação, e destacando a importância do investimento da gestão municipal na oferta de um material pedagógico estruturado, que contribui de forma efetiva com o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa", comentou Rafael Santana Alves, gestor da Emei Maria Júlia.
De acordo com Neli da Silva, mãe do aluno Pedro Henrique, a iniciativa reafirma o compromisso da educação com a oferta de um ensino de referência. "Eu sou completamente apaixona por essa escola. Pela estrutura, pelos livros, cadernos, alimentação, profissionais, tudo aqui é muito lúdico e mágico. Meu filho tem apenas 2 anos, e eu achei que ele teria dificuldade de se adaptar, mas desde o início eu pude contar com uma rede de apoio incrível da escola, que sempre me deixa ciente da dinâmica, rotina e planejamento das atividades desenvolvidas. E o material utilizado, além de lindo, foi muito aceito pelo meu filho e tem ajudado demais no desenvolvimento dele, como falar, se expressar, ter mais autonomia, além de ter evoluído na coordenação motora. Eu estou no céu com a Educação oferecida pelo município", opinou Neli.
"O material estruturado do Toriba é um grande avanço para a Educação Infantil de Juazeiro. É um recurso que favorece o protagonismo infantil, valorizando a participação ativa dos estudantes nesse processo que são vistos como agentes do seu próprio desenvolvimento, pois propõe atividades com habilidades que garantem os direitos de aprendizagem, contemplando os campos de experiência e assim, favorecendo uma metodologia contextualizada dentro de uma temática onde o professor utiliza atividades práticas, possibilitando a criança, manipular, experimentar e investigar, consolidando assim, a sua autonomia e o seu desenvolvimento integral", explicou a superintendente de ensino da Seduc, Willany Cunha.
Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ | Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ
0 comentários