Em Juazeiro, gestantes e crianças de zero a três anos são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz. No município, a iniciativa do Governo Federal é coordenada pela Gestão Suzana Ramos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), com o objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças e reforçar o vínculo afetivo entre pais e filhos.
O acompanhamento acontece semanalmente com visitas domiciliares realizadas pelos técnicos do programa.
"Cada visita dura em média 40 minutos. Nesses encontros os técnicos conversam com as famílias, promovem atividades lúdicas e jogos que estimulam o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. É mais um programa alinhado com o compromisso da prefeita Suzana Ramos de cuidar das pessoas", declara o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa.
O programa atende gestantes, crianças de até três anos e suas famílias incluídas no Cadastro Único, crianças de até seis anos e suas famílias contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), além das crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão de aplicação de medida de proteção. Atualmente, Juazeiro conta com aproximadamente 500 crianças e gestantes incluídas no Criança Feliz.
A dona de casa Jaqueline Reis tem dois filhos acompanhados pelo programa e relata a sua gratidão. "Esse programa vem ajudando muito no desenvolvimento dos meus filhos. Gosto muito das atividades e também do atendimento das técnicas, porque elas amparam as famílias, ajudam a todos que necessitam", contou a usuária, que é mãe de Igor (1 ano e sete meses) e Luna (7 meses).
Para ter acesso ao serviço basta procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), nos bairros Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II, Quidé ou Malhada da Areia.
Eneida Trindade – Ascom/Sedes/PMJ | Fotos: Edinázio Dias
0 comentários