"A contribuição de Luiz Gonzaga na construção da Identidade Cultural do Povo do Sertão do Araripe" Este foi o tema do Seminário Luiz Gonzaga 110 anos de Memória realizado em Exu, Pernambuco, no último domingo, 26 de março.
O evento aconteceu no Parque Aza Branca. A programação contou com a presença de renomados nomes, professor mestre e doutores Durval Muniz, Carlos Sandroni e Marcos Aurélio que que foi o mediador do debate. O sanfoneiro Jonnez Bezerra interpretou na sanfona os Hinos do Brasil, do Estado de Pernambuco e do Municipio de Exu.
O seminário contou com a presença da assessora da Secretaria Estadual de Cultura no Sertão, Monaliza Gondim que destacou sobre a importância e contribuição de Luiz Gonzaga na construção da identidade da cultura do povo sertanejo.
A mesa de abertura do evento foi formada pelo produtor cultural, Bibi Saraiva, autor do projeto, Cicero Marcelino, secretário adjunto de cultura de Exu, professor Marcos Aurélio, jornalista e pesquisador Ney Vital e assessora da secretaria de cultura Monaliza Gondim.
"Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga e Barbara de Alencar, possui um potencial turístico e cultural, com seus sons, cores, sabores e saberes, diversos, natureza, trilhas ecológicas que o Brasil deveria conhecer melhor. Eventos como esta grandeza, um seminário que é semente e dará frutos no campo dos saberes", avaliou o jornalista Ney Vital;
O objetivo do Seminário é manter vivas a memória e valorização da poesia e sonoridade da obra musical de Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião.
O encontro foi um Projeto Selecionado no 5 Edital do Programa de Fomento à produção e música, com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e teve o apoio da Prefeitura de Exu, ONG Parque Aza Branca, Universidade Regional do Cariri e Associação Respeita Januário.
Da Redação RedeGN
0 comentários