Durante a expedição realizada na terra Indígena Truká em Cabrobó, no Sertão pernambucano, a equipe do Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde (PAI-VS), realizou uma atividade de construção de diagnóstico territorial com crianças indígenas da Escola Antônio Cirilo dos Santos. A atividade foi realizada na última sexta-feira (24) e contou com a participação de 32 crianças.
Com uma dinâmica que estimulou o lúdico, os estudantes indígenas participaram de atividades de educação em saúde e desenharam em cartolinas os elementos que compõem o território, bem como os elementos que representam um desafio para a comunidade indígena.
Para o professor de medicina da Univasf e coordenador do PAI-VS, Carlos Dornels, é importante incluir as crianças nas discussões sobre saúde pública. A consolidação da Política de Vigilância em saúde e do próprio SUS deve incluir todos os segmentos sociais e estratos populacionais, em um processo democrático, amplo e participativo. Atuar na infância nos parece um caminho acertado", destacou Dornels.
O Projeto de Atenção Integral- Vigilância em Saúde (PAI-VS), com ênfase nos Povos Truká e Fulni-ô, é uma ramificação do Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI). O PAI-VS é uma parceria que envolve o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de extensão das Universidade Públicas Brasileiras e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).
Ascom
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