Com o tema "Petrolina defendendo o SUS, o Controle Social, a Democracia e o Direito de todos - Rumo a um Novo Horizonte", a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina aconteceu durante a sexta-feira (24), no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, onde foram discutidas propostas de melhorias das políticas para a saúde pública.
O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores da área e gestores.
Organizada pela Secretaria da Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com uma mesa de abertura, onde foi feita a leitura do regimento da conferência, logo em seguida os participantes se dividiram em quatro grupos para discutir os seguintes assuntos: Fortalecer a Atenção Primária como Ordenadora do Cuidado e as Redes de Atenção á Saúde, assegurando o Acesso Regionalizado; Fortalecer o desenvolvimento das ações estratégicas de Vigilância em Saúde; Fortelecer o Controle Social e a Renovação dos Processos de Governança, Gestão Estratégica e Participativa da Saúde e Garantir a ampliação adequada dos investimentos no SUS, assegurando as ações de Promoção, Proteção e Reabilitação com aumento do Acesso de forma Regionalizada.
Após a sugestão de propostas, elas foram debatidas, votadas e aprovadas para serem levadas para a Conferência Regional de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, João Luís, este evento é importante para ouvir a população sobre as propostas de melhorias na rede SUS municipal de Petrolina e região. "A Conferência é uma oportunidade de exercer o compromisso com a formulação e execução da Política de Saúde e de fortalecer a participação e o controle da sociedade sobre os atos da gestão municipal através do diálogo. É um momento enriquecedor, visto que foi possível debater, aprimorar e traçar novos rumos ao SUS em Petrolina" destaca.
Ascom PMP
0 comentários