O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (23) que vê "armação" do senador Sergio Moro (União-PR) nas investigações da Polícia Federal que levaram à prisão, nesta quarta (22), de membros de uma facção criminosa que planejavam um ataque contra o senador, familiares e outras autoridades.
Questionado sobre o tema durante evento no Rio de Janeiro, Lula disse que não queria "ficar atacando ninguém sem ter prova" – mas, em seguida, disse achar que era "mais uma armação" de Moro, seu opositor político.
"Eu não vou falar porque eu acho que é mais uma armação do Moro. Mas eu quero ser cauteloso, eu vou descobrir o que aconteceu. É visível que é uma armação do Moro. Mas eu vou pesquisar, eu vou saber o porquê da sentença", declarou.
"Mas isso, a gente vai esperar. Eu não vou ficar atacando ninguém sem ter prova. Eu acho que é mais uma armação, e se for mais uma armação ele vai ficar mais desmascarado ainda", seguiu Lula.
"Eu não sei o que ele vai fazer da vida se continuar mentindo do jeito que está mentindo. É isso. Mas também, o Moro não é minha preocupação, a minha preocupação é 215 milhões de brasileiros que estão esperando que a gente possa melhorar a vida deles", continuou.
A TV Globo pediu posicionamento de Sergio Moro sobre as declarações do presidente e aguarda retorno.
A operação
Nesta quarta-feira, uma operação da Polícia Federal prendeu nove pessoas suspeitas de integrarem a facção criminosa que planejava os atos contras as autoridades.
Um dos alvos era o ex-juiz, ex-ministro e atual senador Sergio Moro. A informação foi divulgada primeiro pelo próprio parlamentar, e depois confirmada pelo governo.
Outro alvo dos criminosos era o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que desde o começo dos anos 2000 investiga a facção que age inclusive dentro dos presídios e fora do país. Gakiya vive há mais de dez anos sob escolta policial, 24 horas por dia, por causa das ameaças de morte recorrentes que recebe.
G1 | Foto: Agência Brasil
7 comentários
23 de Mar / 2023 às 18h38
Essa defesa toda aos seus comparsas, só deixa claro e evidente quem ordenou esses ataques ao ex juiz Sérgio moro, alguém dúvida
23 de Mar / 2023 às 22h34
Lula conhece bem esse povo.
23 de Mar / 2023 às 22h54
Voltamos à época de ouvir as bobagens desse sem noção. Esse cara calado é um grande poeta. Seu lugar é na cadeia de onde você nunca deveria ter saído. Essa é a maneira que ele se utiliza para enfrentar e confrontar o judiciario.
23 de Mar / 2023 às 23h57
Srs leitores. Esse Sr, está delirando e, tudo leva a crer, que terá uma passagem a frente do governo, muito difícil, fala sem noção, se a PF, chegou a esta conclusão, óbvio, que teve como sempre, há meses, trabalho de investigação, querer minimizar tal situação, será melhor, refletir no cargo público que ocupa, e, responsabilidade que deve ter com as pessoas, ele, suspeitar da situação é não acreditar no órgão PF, subordinada ao próprio, no mínimo, achar que somos otarios.
24 de Mar / 2023 às 00h28
Flávio Dino foi fazer o que na favela? Reajustar o percentual do jogo do bicho?
24 de Mar / 2023 às 08h23
Muita podridão.
24 de Mar / 2023 às 08h24
Fumou estragada, sem noção esse gagá que "preside" o país.