A limpeza frequente dos chamados canais (riachos urbanos) executada por equipes da Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), vêm reduzindo drasticamente a proliferação de muriçocas. Se antes as reclamações sobre a incidência dos temidos mosquitos eram constantes, atualmente o assunto é o sumiço dos visitantes indesejados.
Além da limpeza, o SAAE tem aplicado o Óxido de Cálcio, popularmente chamado de cal, que elimina as larvas que geram os insetos e, por ser um produto biodegradável, não agride o meio ambiente. Atualmente, a equipe do SAAE está atuando no riacho urbano que corta o bairro Itaberaba, mas, alguns bairros que receberam o serviço recentemente destacam que as noites voltaram a ser mais tranquilas.
É o caso da moradora do bairro Novo Encontro, Augusta de Jesus Conrado. Ela comemorou que os insetos sumiram da localidade. "As muriçocas foram embora, Graças a Deus! A gente agora pode dormir melhor, sossegados", celebra.
Rotina
O trabalho de limpeza dos canais é realizado diuturnamente, mas a gestão do SAAE faz questão de sempre relembrar o quanto é importante a parceria com a população. "Fazemos o trabalho de limpeza, por vezes, quando voltamos para realizar novamente o serviço, já está todo sujo novamente. Então, cabe a população também fazer sua parte, principalmente agora, que está chovendo", ressalta o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire.
Karem Moraes/SAAE | Fotos: Ícaro Alexandre
4 comentários
24 de Mar / 2023 às 07h44
Gostaria de saber p quando é previsão da limpeza do canal q corta Jardim Novo encontro e Monte castelo, pois o mato está enorme e faz mais de ano q foi realizado a limpeza, só vejo propaganda nos blogs, pois aqui mesmo está difícil? Aguardo resposta?
24 de Mar / 2023 às 08h14
Suzana tá de parabéns se continuar assim sem muriçoca vai ser reeleita
24 de Mar / 2023 às 09h48
Tenho meio século de vida , meio século de ataques de muriçocas, meio século que usam a cal para "resolver" o problema, meio século que toda a população e os técnicos sabem que não resolvem, meio século que assessores escrevem textos, com argumentos tolos e bobos, falando de benesses de tal estratégia mentirosa de combate a "Rainha de Juazeiro" , também chamada de muriçoca .... Se meio século atrás tivessem começado um programa sério de saneamento o problema já estaria solucionado deveras e não seria necessário o uso de falácia para minimizar a gravidade do fato em questão.
24 de Mar / 2023 às 10h08
A ausência de serviços de saneamento afeta grande parte do juazeirense , prejudicando a saúde da nossa comunidade e causando danos ao meio ambiente. É inadmissível que nossa juazeiro, seguindo fonte da assemae , juazeiro se aproxima da universalização do saneamento com 96% de cobertura sanitária. Como justifica tanto volume de esgoto nos riachos , da nossa cidade? A resposta é falta de manutenção das estações elevatórias , falta de uma politica pública que priorize o saneamento, evitando gastos desnecessário com efeito (as muriçocas ) resolvendo a causa que é a eliminação destes esgotos.