PC-BA e PM/BA cumprem mandados de prisão temporária e busca e apreensão domiciliar em desfavor de grupo criminoso em Juazeiro/BA

Nesta quarta-feira, dia 22, após investigações da DH de Juazeiro/BA, com o apoio do N.I.R da 17ª Coorpin, foi deflagrada mais uma etapa da operação “Holanda”, cuja finalidade foi desarticular um grupo criminoso voltado à prática de crimes de homicídios e tráfico de drogas em Juazeiro/BA.

Equipes do CATI-NORTE, SI da DH de Juazeiro e Guarnições da 75ª CIPM efetuaram o cumprimento de dois mandados de prisão temporária de dois integrantes do grupo Holanda, além de um mandado de busca e apreensão na residência do investigado L. S. dos R. M. A, onde foram localizadas 02 (duas) armas de fogo, munições e drogas.

Entenda o caso:

O grupo criminoso Holanda era liderado pelo investigado J. da S. P, preso em Salvador na última sexta-feira, o qual é conhecido popularmente como ‘Professor’.

O referido investigado possui registros criminais por crimes de homicídios, tráfico de drogas, extorsão mediante seqüestro, em diferentes cidades da Bahia (Simões Filho, Salvador, Serrinha e Juazeiro), além do crime de Organização Criminosa, possuindo processos em andamento na Vara Criminal de Serrinha/BA, na Vara de ORCRIM de Salvador/BA e na Vara do Júri de Juazeiro/BA.

A investigação aponta que J. da S. P. exercia a liderança do grupo Holanda, com voz de comando sobre os demais integrantes. Verificou-se, ainda, que o referido grupo é ligado à ORCRIM Bonde do Maluco – BDM ou Td3.

Em Juazeiro/BA o grupo era liderado pelo investigado J. W. C. de S. J, 22 anos, que foi a óbito em confronto com policiais militares da PM/SE em Aracaju/SE na segunda-feira (20), onde foi localizado durante as investigações, sendo apreendido em sua posse um revólver de calibre .38 e munições.

Já o investigado V. A. de S. F, que foi preso na cidade de Petrolina/PE, também na última sexta-feira, atuava no grupo, supostamente, como um dos executores, sendo investigado por diversos homicídios em Juazeiro/BA, possuindo condenação de 8 anos de reclusão por crime de homicídio, além de uma condenação de 4 anos por crime de tráfico de drogas.

Nesta data, 22/03/2023, foram cumpridos mais três mandados de prisão em desfavor de integrantes do grupo, com apreensões de armas de fogo e drogas.

Os homicídios do grupo são motivados pela disputa por territórios para a prática do tráfico de drogas e poder frente aos rivais.

Materiais apreendidos durante a operação:

01 (uma) pistola de calibre .40, marca Taurus

02 (dois) revólveres de calibre .38, marca Taurus

52 (cinqüenta e duas) munições de calibre .40, intactas

06 (seis) munições de calibre .38, intactas

02 (duas) munições de calibre .38, deflagradas

Cocaína

Crack

02 (duas) balanças de precisão

12 (doze) celulares

Fonte: DH de Juazeiro/BA