A partir de meados deste mês de março, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) tem emitido alertas meteorológicos de chuvas com intensidade de moderadas a fortes para a região do sertão de Pernambuco.
Desde a segunda-feira (20), algumas precipitações ocorreram em Petrolina, com os pluviômetros chegando a registrar na zona rural até 70mm, em Cristália. Por conta disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), suspendeu as operações de patrolamento e tapa-buracos.
Visando minimizar alguns transtornos ocasionados pelas chuvas, como também pelo desgaste do fluxo de veículos nos principais trechos da área rural do município, essas operações são constantemente realizadas, chegando a atender em um ano cerca de dois mil quilômetros de um total de mais de seis mil km² de estradas vicinais. Atualmente, as equipes estavam concentradas na região de Cristália até Simpatia e Alma, de Uruás a Cruz de Salinas, Atalho e Caititu, como também em na região de Pau Ferro, Boa Vista, e Barreiro, todo o lado esquerdo de Rajada.
Na área de sequeiro os pluviômetros chegaram a marcar 70mm em Cristália, 22,5mm no Caititu, em Nova Descoberta foram 18mm, no Serrote do Urubu 12,5 mm, Rajada com 10mm, e em Pau-Ferro 3mm. Já na área irrigada foram 40mm no Km 25 do Maria Tereza, e no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho N-4 21mm, no N-9 20mm, N-10 teve 18mm. Na área ribeirinha, os equipamentos marcaram 3mm na Tapera.
De acordo com o secretário de Agricultura, Gilberto Melo, os serviços das operações retornarão assim que houver estiagem, o levantamento das regiões mais afetadas pelas chuvas continuará sendo atualizado pelas equipes da Seagri. "Nossas equipes continuarão com as vistorias nos principais pontos já relatados pela Defesa Civil e, dessa forma, será possível identificar as intervenções necessárias a serem realizadas. Seguimos atentos para cumprir as orientações do nosso prefeito Simão Durando e garantir mais segurança para o homem e a mulher do campo", destacou o secretário.
Ascom PMP
0 comentários