Em celebração ao Dia 20 de março, data em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou uma programação especial nesta segunda-feira (20), levando para as escolas da rede municipal de ensino, narrativas sobre a cultura e história do município, com a participação do assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, que abrilhantou a ocasião com histórias lúdicas, tornando o momento interativo, e atrativo para as crianças.
Com o incentivo da contação de histórias, estudantes da Escola Municipal Judite Leal Costa, e Professora Maria Franca Pires, visitaram um mundo de magia e fantasia, através do imaginário. Na ocasião, a aluna Anny Gabriele Cavalcante Souza, de 7 anos, comentou sobre a iniciativa. "Eu fiquei muito feliz de conhecer essas histórias e os personagens tão legais, foi muito animado e divertido, e eu aprendi muitas coisas sobre a história da nossa cidade", disse Anny.
Para o estudante Emanuel Trindade, a contação de histórias trouxe informação e diversão. "Foi muito legal ouvir essas histórias, porque a gente se divertiu e aprendeu muitas coisas sobre onde moramos. Eu dei muita risada, e agora quando eu for no rio São Francisco, vou saber um monte de histórias sobre ele", falou Emanuel.
De acordo com a superintendente de ensino da Seduc, Willany Cunha, celebrar o Dia Internacional do Contador de Histórias é reconhecer a eficácia da contação de histórias enquanto ferramenta pedagógica. "A contação de histórias atua como um importante instrumento pedagógico para o ensino, intimamente ligada ao universo lúdico, essa prática incentiva a construção de estímulos à leitura e ao imaginário, além disso, funciona como facilitadora da socialização, criatividade, compreensão das emoções, desenvolvimento de habilidades de comunicação, propicia o fortalecimento cultural, entre tantos outros benefícios", afirmou Willany.
"O Dia Internacional do Contador de Histórias é de grande relevância para divulgar e propagar o ofício do contador de histórias, principalmente considerando esta prática no contexto escolar. A Educação municipal tornou a contação de histórias presente na rede de ensino, por meio da iniciativa 'Encontro com a Arte de Contar Histórias nas Escolas', fortalecendo a leitura, e tornando o ato de ler uma prática sociocultural, viabilizando o acesso ao conhecimento das histórias e cultura da nossa região. A contação de histórias é didática, terapêutica e indispensável para que as narrativas não desapareçam. É preciso contar", avaliou Willian Fernando Soares, assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias.
Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ | Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ
0 comentários