Com a promessa de dar prioridade para brasileiros e com atuação de outros profissionais da área de saúde como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais nas equipes, o Ministério da Saúde vai retomar o antigo programa Mais Médicos.
Rebatizado de Mais Saúde para o Brasil, o programa será lançado nesta segunda-feira (20), no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Além de ampliar o número de profissionais na saúde, [o programa] vai trabalhar para melhorar o SUS com investimentos para construção e reformas de Unidades Básicas, ampliando o atendimento no Brasil”, comemorou pelo Twitter o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, sábado (18).
Na mesma publicação, Pimenta lembrou que o programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, “chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros. “O desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS”, acrescentou. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios.
Agência Brasil | Foto: Marcelo Camargo
4 comentários
19 de Mar / 2023 às 23h27
O "desmonte" foi devido os médicos contratados vindos de Cuba, não terem acesso ao salário integralmente e ter que repassar boa parte ao governo ditatorial cubano! E o que então o governo passado fez? Mudou essa prática e os médicos cubanos passariam a receber os seus salários integralmente! O governo cubano não aceitou e encerrou o contrato! Detalhe: muitos cubanos se refugiaram no Brasil e não voltaram mais a Cuba... Agora se voltar essa prática, o "desgoverno" brasileiro tará apoiando o governo ditarial cubano e nada aos profissionais!
20 de Mar / 2023 às 10h42
e tome mandar nosso dinheiro pra cuba... fomentar que medicos brasileiros se candidatem ao programa nao, pra q?
20 de Mar / 2023 às 13h16
Sabe de nada manga rosa ! que fosse assim ! Seu Bozó desmontou tudo tudinho .
20 de Mar / 2023 às 21h58
Huuuum... Sabe lê hein, inocente rsrsrs Mas pra pegar os 600 do auxílio não faltou, né? Se informe antes de falar o que não sabe e ir por intermédio do seu Nine!