Pioneira na Gestão Suzana Ramos, a TV Escola Juazeiro – Canal do Saber, implantada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), está migrando para uma nova plataforma, com propostas que contemplam, principalmente, conceitos, cenários e linguagens da nossa região.
O objetivo é fortalecer, ainda mais, a aprendizagem dos alunos da rede municipal, por meio da transmissão de conteúdos educativos autorais e contextualizados.
A proposta inicial da TV Escola era levar conhecimento aos alunos que não tinham acesso à sala de aula e à internet, devido à pandemia da COVID-19. Porém, com a volta das aulas presenciais, a proposta da TV mudou, passando a ser um suporte e complementando a sala de aula. A TV Escola na web será uma ponte entre professor e aluno, em busca de maior qualidade no ensino.
De acordo com Armando Pereira, coordenador da TV Escola, para esta nova fase a ideia é tornar o aluno protagonista, através das formações de núcleos e mostrar o que está acontecendo no dia a dia da Escola. "Nosso objetivo é que o aluno também faça a TV Escola. A ideia é a formação de núcleos, com a presença de professores, gestores e famílias para dar visibilidade a tantos projetos potentes que existem nas escolas. Além disso, através desses núcleos, será possível desenvolver e identificar competências e afinidades das crianças", explica Armando, destacando que o foco é que a TV Escola na web funcione como um aparato ao professor, "para que ele possa potencializar sua aula, pensando sempre na aprendizagem dos estudantes. Uma aula dinâmica, usando a ludicidade, em diferentes cenários, dentro e fora do estúdio. Todo esse processo de mudança traz muita expectativa e estamos trabalhando nisso", finaliza Armando.
Adriana Campana é a coordenadora pedagógica da TV Escola e explica como irão funcionar os novos programas e conteúdos na Web. "A TV Escola já começa nessa nova fase, na web, com uma grande quantidade de conteúdos educativos, e que foram produzidos nesses últimos anos e estão sendo cuidadosamente revisitados e selecionados. Para os novos programas estamos querendo além da ludicidade, o dinamismo, que são importantes para uma interação maior com as escolas, e, principalmente, com os alunos*. Entendemos a importância do protagonismo da criança, desde a educação infantil, então, pensamos em conteúdos que possam auxiliar tanto ao professor, na sala de aula, quanto às crianças e aos estudantes. Tem que ser um conteúdo bastante interativo e criativo", disse.
A TV ocupava a faixa 7.2 digital, na grade da TV aberta e o canal transmitido para todo o município chegava, inclusive, a outras cidades da região, levando ensino de qualidade e com acessibilidade. Com a nova reformulação, o conteúdo da TV Escola Juazeiro passará a ser inserido em uma nova plataforma que está sendo desenvolvida para acesso de todos. Quando finalizada, os alunos da rede municipal terão acesso através do site (clique aqui), que se encontra em processo de conclusão para entregar conteúdo de excelência.
Milena Pacheco/Ascom Seduc/PMJ
0 comentários