Órgãos de saúde de Juazeiro e região do Norte da Bahia confirmaram a contaminação de 60 pessoas por intoxicação alimentar no distrito de Itamotinga. Os indivíduos estão sendo atendidos desde o último domingo (12) pela Unidade Básica de Saúde da localidade e seguem sob monitoramento.
De acordo com informações repassadas pelo Coordenador do Núcleo Regional de Saúde-Norte, Pedro Alcântara, os contaminados apresentaram sintomas como diarreia, vômito e cólica abdominal. Entre eles, a faixa etária mais acometida foi de 12 a 30 anos de idade e até o momento não há casos de internamento.
O caso foi divulgado nesta sexta-feira (17) com informações, a princípio, de que 50 pessoas sofreram contaminação e precisaram de atendimento médico. Semelhante ao episódio ocorrido em Jacobina em fevereiro deste ano, onde centenas de pessoas sofreram intoxicação alimentar e uma mulher foi morta por salmonella, a situação acendeu o alerta dos órgãos de saúde da região.
A suspeita é de consumo de água contaminada. De acordo com nota enviada pelos órgãos de saúde, amostras da água foram coletadas pelo SAAE e Vigilância Sanitária para análise nesta quarta-feira (15) e seguem como plano de tratamento tipo A, bem como a realização de ações educativas na área de abrangência com a comunidade e distribuição de hipoclorito.
Sob investigação, também foi orientado ao município a realização de coleta de SWAB aos casos com sintomas de covid-19. O CIEVS NRS Norte, junto com a VIEP Regional, VIEP e VISA do município de Juazeiro afirmam que seguirão acompanhando os casos e as possíveis razões do surto.
Da Redação RedeGN | Foto: TV Bahia
0 comentários