Com o objetivo de facilitar a circulação de pedestres nas calçadas e assegurar o cumprimento do Código de Postura do Município de Juazeiro, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou nesta quinta-feira (16), uma operação de ordenamento dos ambulantes que se concentram no entorno do Estádio Adauto Moraes, na Rua Oscar Ribeiro, centro da cidade.
O objetivo da ação é sensibilizar os ambulantes quanto à necessidade de desobstruir as calçadas para garantir a mobilidade dos pedestres, especialmente idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida para que possam circular com tranquilidade pelo passeio público sem precisar caminhar pela pista, correndo risco de sofrer algum tipo de acidente.
A ação aconteceu de forma educativa, com o intuito de orientar e notificar as 10 barracas que se encontram no local, pois diariamente inúmeras denúncias são realizadas no departamento sobre o desrespeito ao Código de Postura do Município, utilizando as calçadas para a comercialização de produtos. "Se essa ação for para organizar mesmo e ficar tudo legal, estou disposto a colaborar com tudo. A organização ajuda até a evitar desentendimentos entre nós, ambulantes, por causa de espaço", contou o vendedor José Luiz.
O Secretário da Semaurb, Isledio Bandeira, ressalta que o remanejamento é temporário até que seja definido um espaço adequado para os vendedores ambulantes. "A ação ocorreu de maneira pacífica, com a colaboração deles. A prioridade da gestão Suzanna Ramos ao realizar esse tipo de serviço é promover ações tranquilas e informativas nas abordagens e fiscalizações preventivas e educativas", explicou Isledio Bandeira.
A aposentada Maria Lúcia, de 72 anos, considerou a operação essencial para a organização pública é bastante positiva. "Agora vou poder andar por Juazeiro pela calçada. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa, por deixar as calçadas da nossa cidade mais livres para os pedestres", relatou dona Maria Lúcia. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo pedreiro Virgílio Santana. "A situação estava bem complicada para quem precisava andar pela calçada. Os vendedores ambulantes estavam ocupando todo o espaço. Com essa ação da prefeitura, vai ficar mais seguro para todo mundo que mora aqui", comemorou.
Os ambulantes que têm pontos fixos foram orientados a procurar a Semaurb, na Rua Oscar Ribeiro, para solicitar a possível autorização de uso do solo em outra parte da cidade. Paralelo a esse trabalho de fiscalização, a secretaria também vem realizando uma ação para mapear e recadastrar os vendedores ambulantes, para subsidiar o planejamento de políticas públicas relacionadas ao ordenamento urbano da cidade.
Ascom PMJ
4 comentários
17 de Mar / 2023 às 14h28
Deveria fazer isso hoje a tarde apartir da 5:40, na Adolfo Viana e mas ruas adjacentes e também na rua do fórum, não sobra espaço nem para os carros, e quando vc passa parece ser um criminoso,de tanto olhar das pessoas que estão certas sentadas no meio da rua. Há lembrei, maioria dos funcionários da prefeitura não trabalham a tarde, quando mais na entrada da noite.
17 de Mar / 2023 às 21h51
Bares de toda orla também tomam conta de calçadas e praças. O Tequila por exemplo fuciona integralmente num espaço público, numa praça.E aí!? Naquela área que compreende o antigo Vaporzinho até a as Casa Bahia e uma verdadeira desordem, a começar da ocupação, da sujeira, esgotos estourados, falta de acesso de pedestres por conta de mesas e cadeiras postas fechando o acesso e jamais um turista ou morador poderá contemplar o rio, pois os bares e barracas tomaram conra de todo o espaço. E aí PREFEITURA ????
18 de Mar / 2023 às 11h01
Além desses casos citados, há ocupação indevida, para não dizer irregular, na Avenida Adolfo Viana (espetinhos, mesa de bar etc), em quase toda Orla (mesa de bares, ambulantes etc.), orla do Angary com lixo e poluição sonora etc . E OUTROS tantos locais públicos, quase abandonados, inclusive por outras gestões na Prefeitura.. Arrisco dizer: NAO HA FISCALIZAÇAO.
18 de Mar / 2023 às 12h42
Eles tem que fiscaliza são esses bares casas de show que fica até tarde da noite tirando o sossego da vizinhança tipo na Avenida principal do parque residencial