Com o tema “Democracia e civilização: Vida digna ao povo do Sertão”, a 19ª edição do evento Conselheiro Vivo movimenta o calendário cultural de Quixeramobim, Ceará, até o dia 13 de março próximo.
O evento, que ressalta a memória e as novas imaginações que se ligam a Antônio Conselheiro, quixeramobinense e líder do movimento de Canudos, tem a participação da unidade Sesc Ler daquele município.
Quixeramobiense, nascido em 13 de março de 1830, Antônio Vicente Mendes Maciel, ou Antônio Conselheiro, tornou-se famoso ao liderar habitantes de um pequeno vilarejo no sertão da na Bahia, conhecido pelo nome de Arraial de Canudos, de 1893 a 1897, em revolta popular contra o governo da época.
O evento Conselheiro Vivo segue com uma das atividades mais significativas na programação cultural social e educacional do município que se orgulha por ser a terra dessa personalidade, validando cada vez mais a importância de sua história e preservação da memória.
A edição desse ano do Conselheiro Vivo conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro-Canudos. Na sexta-feira, 10 de março, o historiador e pesquisador João Batista Lima e o professor de Literatura, João Ferreira Damião, participarão de rodas de conversa sobre o cancioneiro de Canudos e a Guerra de Canudos, respectivamente. O secretario de Cultura de Canudos, Roberto Gama, e a coordenadora técnica pedagógica da cidade e primeira-dama, Josileide Valença, também estarão entre os convidados do evento.
PROGRAMAÇÃO - 10 de Março – Sexta-Feira
14h – Roda de Conversa: Canudos – 130 anos de resistência, da defesa pela democracia e da memória. com João Ferreira Damião (Iphanaq/CAC)
Mediação: Ailton Siqueira
Local: EEM Andrade Furtado II
14h – Oficina com Renata Santiago (Iphanaq/CAC) Local: EEMTI Assis Bezerra
14h – Roda de conversa com Osvaldo Costa (Iphanaq/CAC) Local: EEF Municipal Agrícola Dep. Leorne Belém
14h – Roda de Conversa com Tibico Brasil (Iphanaq/CAC) Local: EEMTI Cel. Humberto Bezerra
15h – Roda de Conversa: Antônio Conselheiro: imagem e distorções de uma personalidade. com Marcelhia Soares (Iphanaq/CAC)
Mediação: Nathalia Maia (ONG Iphanaq)
Local: EEFTI Maria Vidal Pimenta Lima
18h30h – Lançamento do catálogo da exposição “Tramas de Belo Monte” e visita guiada à exposição na Casa de Antônio Conselheiro.
19h30 – Roda de Conversa – “Ceará e Bahia: tramas de Quixeramobim a Canudos”.
Convidados: Bruno Monteiro (Secult-BA), Luisa Cela (Secult-CE), Luís Paulo Neiva (UNEB), Cirilo Pimenta (PMQ), Neto Morais (Secult-Quixeramobim), Maria Marighella (Funarte).
Mediação: Pedro Igor (CAC)
(Assinatura TCC)
Show musical: Mateus Fazeno Rock (CAC). Local: Casa de Antônio Conselheiro
11 de Março – Sábado
10h – Roda de conversa: “Movimentos de luta no sertão: A guerra contra Canudos e o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto”, com Rosemberg Cariry. (CAC/Iphanaq)
Mediação: Prof. Neto Camorim (ONG Iphanaq/ Quixeramobim)
Local: Casa de Antônio Conselheiro
16h – Entregas da Comenda Antônio Conselheiro (CMQ). Local: Plenário da Câmara Municipal de Quixeramobim
21h – Show de Encerramento – Conselheiro Vivo 2023:
Azanias e banda
Banda Reite
Chambinho do Acordeon (Sesc)
Local: Praça da Cultura
12 de Março – Domingo
16h – Passeio turístico na cidade Falar com Prof. Alexandre Pinheiro
13 de Março – Segunda-feira
09h – Entrega da premiação do concurso literário
Programações permanentes: Visitas a Casa de Antônio Conselheiro, ao Museu Orgânico Antônio Rabelo e a Biblioteca Sesc Antônio Conselheiro. Acesso ao acervo de literatura de Conselheiro e contação de histórias
Serviço:
Conselheiro Vivo 2023 (19ª edição) – Sesc Ler Quixeramobim
Data: 2 a 13 de março
Informações: (88) 3441.1402
0 comentários