A Prefeitura de Juazeiro tem reforçado, diariamente, as ações de limpeza de canais em todo o município para melhor atender à população. Aliado à limpeza, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) voltou a aplicar cal nas margens dos canais para impedir a reprodução de mosquitos.
Nesta quinta-feira (9), por exemplo, o Riacho Macarrão,no bairro Nova Esperança, recebeu a ação.
"Realizamos a limpeza dos canais e em seguida colocamos Óxido de Cálcio (CaO) – também conhecido como 'cal' -,uma substância alcalina, que eleva o pH e a temperatura em contato com a água,eliminando as larvas que geram insetos, impedindo também a procriação de novas larvas por criar um ambiente estéril para reprodução de mosquito. Esse produto é utilizado em tratamento de esgoto, indústria farmacêutica e construção civil, pois se trata de um produto biodegradável que não afeta o meio ambiente", destaca o diretor-presidente do SAAE, Anderson Freire.
O produto é aplicado após a limpeza dos canais. Dessa forma, elimina as larvas dos mosquitos Aedes aegypti e Cullex (muriçoca comum) existentes naquele local e impede a reprodução. Essa é uma ação que o município vem dando sequência e os resultados são bastante satisfatórios.
É importante reforçar, no entanto, que essa ação não impede que a população continue tomando os devidos cuidados dentro de casa, eliminando recipientes que acumulam água e servem de local para reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Karem Moraes / Assessora de Imprensa do SAAE | Fotos: SAAE
0 comentários