Nesta quarta-feira, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Juazeiro tem hoje a primeira mulher prefeita eleita no município, uma mulher sertaneja, forte e batalhadora que trabalha incansavelmente para desenvolver políticas públicas voltadas a toda população juazeirense, em especial às mulheres.
Nesta data, que remete a história de luta das mulheres em todo o mundo, a prefeita Suzana Ramos fez questão de pontuar os avanços alcançados nos seus dois anos de gestão, avanços no atendimento à mulher juazeirense e que mostram um governo liderado por uma gestora que se preocupa com as lutas femininas, a escuta da comunidade e o investimento em áreas prioritárias para esse público, como a saúde, a assistência social e segurança.
"Esse é um governo feito de mulher para mulher, porque entendo que a mulher é aquela que acaba carregando o maior peso na sociedade e é também a menos favorecida. Por isso, é meu dever, enquanto gestora municipal continuar avançando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas paras mulheres e lutando pela garantia dos direitos de todas", frisou a prefeita.
Saúde-Na área da saúde, o município cresceu com a abertura do 'Consultório Ginecológico – Saúde da Mulher" na Policlínica Municipal, a fim de facilitar o acesso das mulheres a consultas, exames e procedimentos. O consultório conta com três médicas ginecologistas para consultas ambulatoriais, exames de Papanicolau (preventivo), transvaginais, inserções e retirada de dispositivo intrauterino (DIU). Com oito meses de funcionamento, cerca de 1500 atendimentos já foram realizados.
Social-No setor social, além de reforçar as ações do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da rede de proteção, o município criou a 'Casa da Mulher Rural', iniciativa pioneira idealizada pela prefeita Suzana Ramos. O equipamento, inaugurado em agosto de 2022, disponibiliza acolhimento para as mulheres que precisam recorrer à sede para acessar serviços de saúde, assistência social ou previdência.
A Casa da Mulher Rural conta com dormitórios com capacidade para 10 usuárias, banheiros, cozinha, sala da coordenação, pátio, sala de convivência, acompanhamento de assistente social, nutricionista e psicóloga, além de disponibilizar quatro refeições diárias. Em 7 meses de funcionamento oitenta atendimentos já foram realizados no espaço.
Segurança Pública-Já na área de segurança pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), o município lançou a Patrulha Maria da Penha. Com efetivo capacitado para fortalecer a luta contra a violência doméstica e familiar, a Patrulha tem a missão de acompanhar de perto casos envolvendo mulheres vítimas de violência. A equipe trabalha em consonância com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade e com a Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar.
"Acredito na força da mulher juazeirense, que é mãe e, muitas vezes, pai. Na condição de mulher, mãe, irmã, filha e política quero deixar meu abraço a cada uma das mulheres batalhadoras de Juazeiro e que esse dia seja um momento de reflexão sobre a importância da nossa existência", finalizou Suzana Ramos.
Ascom PMJ
0 comentários