É hora de atualizar o servidor da sua empresa e a decisão é pela migração para a nuvem da infraestrutura e, consequentemente, das aplicações e dados.
Como agora as empresas estão enfrentando o desafio de adotar novos modelos de trabalho, seja remoto ou híbrido, contar com aplicações e dados armazenados na nuvem oferece a capacidade de trabalhar em conjunto com mais facilidade e eficiência.
Equipes distribuídas podem fazer atualizações em tempo real, compartilhar com os outros membros da time seus trabalhos e se comunicar com mais eficiência. Esse nível avançado de colaboração acelera os projetos e impulsiona a inovação.
Sobre a adoção da nuvem, a verdade é que existem vantagens e desafios e o sucesso do processo de migração de dados depende de vários aspectos, como planejamento e análise do impacto nos sistemas corporativos existentes, segurança, entre outros. Mas há uma série de razões pelas quais as empresas migram para a nuvem.
Disponibilidade e segurança
A tecnologia baseada em nuvem permite que as empresas expandam seus recursos técnicos sem a necessidade de aquisição de hardware. As empresas que implementam serviços em nuvem ganham muito mais do que simples mobilidade. A mudança para uma nuvem segura ajuda sua empresa a otimizar seus processos críticos de TI, ao mesmo tempo em que simplifica o gerenciamento de aplicativos de negócios.
E quando se fala em processos críticos, uma das grandes preocupações é em relação a falhas e downtime. A tolerância a falhas, ou a capacidade de um sistema continuar operando sem interrupção quando um ou mais de seus componentes falham, é uma das métricas a ser levada em consideração.
Renomados provedores de serviços na nuvem contam com planos de recuperação de desastre e possuem locais alternativos para armazenagem de dados ou sistemas caso ocorra algum problema em um dos seus data centers.
Além disso, geralmente esses provedores já mantêm cópias dos dados de seus clientes distribuídas por diferentes data centers, criptografadas e com backup automático. O acesso também é seguro, com padrões e ferramentas de proteção de dados comumente usados para autenticar e autorizar o acesso dos usuários a dados específicos.
Menos custos e maior alcance para o negócio
Mais uma vantagem de migrar seus dados para nuvem é a redução de custos. Antes da nuvem, você precisava manter a sua própria infraestrutura de data center, ou adotar um modelo de colocation. A computação em nuvem elimina a necessidade de as empresas comprarem e manterem hardware ou software adicional, reduzindo bastante seus custos de capital e liberando verba para a inovação em processos.
A estratégia de globalizar o negócio também é outro motivo que levam a empresas a migrarem seus dados para a nuvem. À medida que sua empresa cresce e se expande para além do seu país de origem, faz sentido ter recursos e serviços próximos aos novos mercados que deseja alcançar, seja para atender a normas ou otimizar o desempenho.
Ao final, o que vemos é que a maioria das organizações se beneficia da agilidade, escala e cobrança por uso que os serviços em nuvem oferecem. No entanto, como acontece com qualquer serviço de infraestrutura, a adequação da computação em nuvem para seu caso de uso específico deve ser alvo de uma avaliação baseada em risco. Mas entre desafios e vantagens, certamente a segunda lista é bem mais extensa.
Por Ricardo Perdigão, diretor da Tecnocomp
0 comentários