O espetáculo de teatro 'Dendê' da Companhia Traquejo entrou em cartaz e segue até o domingo (5), às 20h, no auditório do CNBA em Exu, Sertão de Pernambuco. A apresentação tem como temas natureza, sonhos, misticismo, memórias e experiências de vida, ancestralidade, religião e simbologia.
O diretor João Lucas Bento explica o nome dado ao espetáculo. "Dendê é um óleo que tem gosto e cheiro muito marcantes e ativa sensações e memórias muito potentes. O trabalho traz uma relação espiritual de oferenda e invocação de entidades e reverência a lendas”.
João ressalta ainda que o espetáculo é voltado para a ligação ancestral, principalmente, no sagrado feminino e os hábitos aprendidos na infância.
“Todos os rituais, costumes e lendas que aprendemos com nossas mães e avós e essa ligação com o ventre. O dendê é uma relação com esses rituais que a gente aprende desde quando somos crianças como: tomar banho de sal grosso, colocar uma folha de louro na carteira para atrair dinheiro, quando não podemos entrar no chuveiro depois de ter tomado café”.
A peça, que tem duração de 1 hora e meia, faz uma transição sobre religiões de matriz africana com crenças e costumes do catolicismo. O elenco da apresentação conta com 12 atores e bailarinos e mais três profissionais na parte técnica.
Os ingressos custam R$ 20 nas compras antecipadas, e R$ 30 nos dias de exibição da peça.
Sobre a Cia Traquejo-Fundada em Exu, em 2010, a Cia Traquejo completa em 2023, 13 anos de existência. Todos os 17 membros da equipe atual são Exuenses. A equipe trabalha com diversos segmentos artísticos como teatro-dança e espetáculos circenses. Além disso, o grupo também ministra cursos, aulas de teatro e se apresenta em eventos adultos e infantis.
g1 Ba Foto reprodução
0 comentários