Já pensou em uma sala de aula que pudesse circular por todo território baiano, levando cursos gratuitos à população? Acrescente a isso uma cozinha bem equipada, com todas as ferramentas e utensílios para se fazer os melhores cursos profissionalizantes.
Isso já é uma realidade: o Senar Bahia adquiriu uma Unidade Móvel de Processamento de Alimentos para levar capacitação às comunidades urbanas e rurais do interior do estado.
O ponto de partida será a cidade de Juazeiro, no Norte baiano. Na próxima terça-feira (28), a carreta chega ao município levando os cursos de processamento de frutas, com foco no preparo de polpas, doces e geleias, além das aulas de panificação e confeitaria.
A carreta, que funcionará como cozinha-escola, foi totalmente adaptada para comportar, além de uma sala de aula, uma cozinha industrial com forno, fogão e os utensílios necessários para as aulas teóricas e práticas. A unidade conta ainda com ferramentas audiovisuais e elevador e rampas de acessibilidade.
“O Senar Bahia já tem algum tipo de ação em todos os 417 municípios baianos. Agora, com esse equipamento, vamos poder ampliar nossa atuação em muitos deles. Eu estou muito feliz em poder inaugurar essa unidade, porque o objetivo é, para além do produtor rural, alcançarmos também as suas famílias, levando informação, conhecimento e profissionalização para que elas possam ter mais uma fonte de renda”, comentou o presidente do Senar Bahia, Humberto Miranda.
Segundo ele, começar por Juazeiro tem um significado especial: capacitar mão-de-obra para o atuar no vasto mercado da fruticultura. “Nós sediamos o primeiro centro de excelência em fruticultura do Brasil e já temos aqui um trabalho consolidado, então nada mais justo que ampliarmos esse leque de oferta, preenchendo as lacunas deixadas pela falta de conhecimento. É justamente conhecimento e informação que estamos levando ao nosso público”, completou.
A ação integra a celebração do aniversário do Senar Bahia, que no próximo mês de março comemora 30 anos capacitando o homem do campo para produzir mais e melhor. De Juazeiro, a Unidade Móvel de Processamento de Alimentos segue para a vizinha Casa Nova, também no Seminário baiano. A ideia é que a carreta circule todas as regiões do Estado, levando cursos que reforcem a vocação produtiva de cada município.
Ascom Faeb/Senar Bahia
0 comentários