Com o Apoio da Prefeitura de Sobradinho, o projeto itinerante BUSART realizou apresentações e Oficinas de arte para o público adulto e infantil do município

Entre os dias 16 a 19 de fevereiro o público adulto e infantil de Sobradinho teve a oportunidade de viajar pelo fantástico mundo da arte itinerante promovido pelo projeto BUSART.

O projeto tem como objetivo possibilitar vivencias em formação de plateia/público visando promover o fomento de espaços cênicos/culturais onde há pouco acesso a este gênero artístico.

As principais ações do BUSART são teatro e cinema itinerantes, que também se estendem para cursos de capacitação e aulas de toda ordem e orientação. O Projeto se apresenta de forma inovadora disseminando a arte, cultura, conhecimento e aprendizagem.

Bianca de Souza Santos, 6 anos, aluna do Centro Educacional Infantil Gente Valente, falou de sua experiência:

"Eu nunca imaginei que dentro de um ônibus a gente poderia se sentir em uma sala de cinema que ao mesmo tempo se transformava em um teatro. Amei! Todos são muitos engraçados e divertidos," elogiou a aluna.

O Projeto "BUSARTE Segue o Rio Pela Estrada", está realizando a circulação de peças de teatro no cineteatro itinerante por cidades às margens do Velho Chico, e Sobradinho teve o privilégio de ter sido a primeira cidade contemplada. O projeto também esteve  em  Curaçá e nos dias 20 a 23 de abril atende a comunidade de Remanso.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Carlinhos Tapioca, serão mais de 450 quilômetros percorridos por 3 cidades que compõem o Território de Identidade do Sertão do São Francisco, contemplando mais de 500 pessoas diretamente e centenas de milhares de pessoas indiretamente.

"O BUSART inspirado nas belezas do rio São Francisco, parte da cidade de Juazeiro da Bahia em uma épica e fantástica viagem pelas estradas do nosso sertão. Este projeto é intitulado "BUSART Segue o Rio Pela Estrada", aprovado no Edital Territórios Culturais com apoio financeiro da Secretaria de Fazenda do Governo do Estado, Secretaria de Cultura do Governo do Estado e do Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Este é um daqueles palcos mágicos, um CINETEATRO super moderno equipado com a mais alta tecnologia, em um formato inovador de entretenimento, informação, capacitação e tudo mais que se possa imaginar. Todos os sentidos e sentimentos são colocados à prova nessa intervenção cineteatral, sensorial e cognitiva de aprendizagem. Uma ferramenta potente na disseminação de conhecimento," explicou

O CINETEATRO BUSART foi pensado e equipado com telão de cinema 70 polegadas em imagem 4k, iluminação Led Teatral profissional, luzes ambas teatrais profissionais, Mesa de Som Digital/Profissional, mesa e raque de iluminação, som de alta potência de cinema, comandos computadorizados, 32 assentos confortáveis, cortinas clássicas de teatro, espaço climatizado /higienizado e piso emborrachado.

"Quero agradecer a prefeitura de Sobradinho, na pessoa do Prefeito Cleivynho Sampaio por ter nos dado a oportunidade de mostrar o nosso trabalho na cidade. Também estendo meus agradecimentos ao secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Patrick de Lima Carvalho, pelo apoio que nos foi dado e ao Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda e pelo apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia. É desta forma que fazemos a diferença, com este tipo de ação conjunta é que conseguimos promover além da arte e da cultura levantar a bandeira da cidadania," agradeceu Carlinhos Tapioca.

Ascom/PMS