A Parceria Público Privada (PPP) Diagnóstico por Imagem completa oito anos neste 2 de fevereiro, contabilizando quase 2,5 milhões de exames realizados, exclusivamente em pacientes do SUS. Somente em 2022, foram realizados mais de 360 mil exames, entre eles 165 mil Tomografias Computadorizadas e 25 mil Ressonâncias Magnéticas, exames de extrema importância no apoio ao diagnóstico da Covid-19.
Pioneira no Brasil, a PPP de Diagnóstico por Imagem da Bahia iniciou suas atividades após o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), assinar contrato com a Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD), após concorrência pública. A empresa tornou-se responsável pela gestão e operação dos Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem em diversos hospitais públicos.
"Essa é uma das estratégias mais bem sucedidas em saúde pública do Estado da Bahia e está é a primeira PPP de Diagnóstico por Imagem do país, referência no Brasil, que tem trazido excelentes resultados. Conseguimos fazer com que os laudos estejam disponíveis mais rapidamente. Para os exames de emergência, o laudo é entregue em até uma hora e os ambulatoriais em no máximo 48 horas", afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ela ainda acrescenta que entre obras, equipamentos e infraestrutura, foram investidos mais R$ 120 milhões ao longo desses oito anos, com destaque para o parque de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, incluídos no rol dos equipamentos mais modernos do país.
A PPP contempla 12 hospitais, atendendo a mais de 100 municípios, e os exames são entregues em até 1 hora através da Central Remota de Laudos localizada em Salvador, que funciona 24h, em todos os 365 dias do ano. Os serviços de radiologia são essenciais para auxiliar na realização de diagnósticos, indicação de tratamentos, monitoramento de ferimentos e doenças.
GOV Bahia
0 comentários