A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), realizou nessa terça-feira (31) o 'T+ Cidadania', um mutirão de serviços para pessoas trans. A ação foi desenvolvida em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado no último domingo (29). O evento aconteceu na Secretaria Executiva de Direitos Humanos.
Foram oferecidos serviços como consultas médicas, testes rápidos, inscrição e atualização do Cadastro Único e mutirão do Retifica Petrolina. A cabelereira Thalita Fernandes, 33 anos, foi uma das participantes do evento. "Foi uma ótima oportunidade de cuidar da saúde e confraternizar. Parabenizo a prefeitura pela iniciativa e por garantir nossos direitos", afirma. Cerca de 40 pessoas utilizaram algum tipo de serviço.
"Neste mês da Visibilidade Trans estamos reforçando a oferta de serviços públicos que nossa gestão disponibiliza ao longo do ano. A ação marca também o compromisso do prefeito Simão Durando em assegurar direitos e visibilidade as pessoas trans, que tanto sofrem preconceito", ressalta a secretária executiva de Direitos Humanos, Rosarinha Coelho.
Retifica Petrolina:
Lançado em junho de 2021, o programa garante a retificação do registro civil, permitindo a alteração do nome e do gênero em todos os documentos. Até o momento, 43 pessoas realizaram o sonho de receber a nova Certidão de Nascimento.
A iniciativa conta com a parceria do Cartório do Registro Civil e do Cartório do 1º Ofício de Notas e de Protestos de Petrolina que concedem as certidões gratuitamente. Para ter acesso a retificação, o público trans deve procurar a Secretaria Executiva de Direitos Humanos. A sede do órgão fica na Avenida Gilberto Freire, S/N°, Vila Mocó. Mais informações através do Whatsapp: (87) 99103-6999.
Ascom PMP
0 comentários