Certificação fornecida pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, garante a confiabilidade dos processos laboratoriais
Pelo quarto ano consecutivo, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) recebeu certificado de excelência, em função do reconhecimento dos seus processos, por meio do Programa Nacional de Controle da Qualidade (PNCQ). O resultado alcançado em 2022 foi de 93,64% de aderência aos parâmetros estabelecidos.
Apenas no ano anterior, a unidade realizou 178.877 exames, fornecendo suporte às avaliações dos quadros clínicos dos pacientes e à determinação das condutas de tratamento. Realizado mensalmente, o controle externo é feito através de amostras enviadas pelo PNCQ e, após o recebimento e execução de análises, o laboratório retorna os resultados para identificação dos índices de acerto.
O Programa Nacional de Controle de Qualidade avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa. Ele é provedor de ensaios de proficiência e produtor de amostras-controle e material de referência para laboratórios, bancos de sangue, organizações de diagnóstico in vitro e no segmento de alimentos, análise de água, medicamentos e cosméticos.
O Controle Externo de Qualidade ou Ensaio de Proficiência tem por finalidade monitorar a estabilidade dos processos e procedimentos realizados. Mediante o serviço, é possível avaliar as atividades laboratoriais, diagnosticar desempenhos inadequados, utilizar os resultados como ferramenta de gerência para promover ações de melhoria e aperfeiçoar o padrão de desempenho das equipes. Em 2021, a Unidade de Análises Clínicas e Anatomia Patológica do HU-Univasf alcançou a marca de 94,13% de aderência, em sequência aos resultados de 2020 (90,34%) e de 2019 (89,52%).
Ascom Univasf
0 comentários