A lista de prisões da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Distrito Federal, que identifica os bolsonaristas radicais presos por envolvimento nos atos de terror de 8 de janeiro, em Brasília, pelo estado de nascimento, aponta 67 baianos. [Veja a lista com os nomes]
Desses, 41 são homens e 26 mulheres. A lista também mostra a situação prisional de cada um deles até a última sexta-feira (20). O g1 tenta contato com a defesa dos suspeitos, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.
Do total, até sexta, 62 baianos estavam custodiados em Brasília e outros cinco tinham sido liberados, com o uso da tornozeleira eletrônica.
Segundo os dados da Seap, a maioria dos homens baianos presos tem entre 41 e 58 anos. Já as mulheres apresentam idades acima de 41 anos.
O baiano mais novo preso é Abdias Joaquim dos Reis, que completou 18 anos em 25 de dezembro do ano passado. O mais velho é Marcelo Areias dos Santos, de 58 anos, que foi liberado com o uso de tornozeleira eletrônica.
A baiana mais nova é Alessandra Faria Rondon, de 46 anos, que está custodiada na Penitenciária Feminina do Distrito Federal. Já a mais velha é Rosaneide Rodrigues Souza, de 60 anos, que também foi liberada com monitoração do equipamento eletrônico.
De acordo com a Seap, os homens presos em Brasília estão detidos no Centro de Detenção Provisória II e as mulheres estão na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
Outros nomes de baianos também presos entre os dias 8 e 11 ainda não constam na lista dos dois presídios porque a situação ainda estar em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
g1 Bahia Foto Agencia do Brasil
1 comentário
23 de Jan / 2023 às 10h58
É verdade que o bolsonarento David Lima foi preso e liberado com tornozeleira eletrónica?