O jovem atleta Pedro Joaquim, conhecido como Juca, de apenas 15 anos, embarcou nesta sexta-feira (20) para o Rio de Janeiro, onde participa do estágio de treinamento nacional de vôlei de praia nas categorias sub 17 e sub 19, que acontece no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, de 20 a 29 de janeiro.
Dos 12 atletas masculinos convocados pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) de todo o Brasil, Pedro Joaquim, morador do bairro de Cajazeiras, da capital baiana, é o único baiano, chamando também a atenção por estar sendo convocado para treinar com atletas de duas categorias acima de sua faixa etária.
A Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esportes (Setre), desde 2020 vem apoiando o atleta com passagens áreas e terrestres para suas participações em campeonatos baianos e nacionais, o que possibilitou o seu aperfeiçoamento técnico para o convite agora feito pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).
Ao longo desses últimos anos, Juca vem colecionando medalhas e conquistas. Ano passado, participou de etapas nacionais do Brasileiro em Brasília (DF), Natal (RN), Maceió (AL) e Vila Velha (ES), além das seletivas regionais Nordeste em Recife (PE). A presença do atleta Pedro Joaquim nessas competições aconteceu com passagens aéreas e terrestres cedidas pela Sudesb.
Para o presidente da Federação Baiana de Voleibol (FBV), Eduardo Souza, "a colaboração e o apoio do Governo do Estado da Bahia foram de extrema importância para o jovem Juca chegar nesta fase de treinamento da Seleção Brasileira".
Durante os dez dias que estará em treinamento oficial, Pedro e demais atletas terão uma rotina de preparação física, técnica e psicológica, com trabalho de fisioterapia, avaliações médicas e fisiológicas, o cuidado com a nutrição e a saúde mental.
GOV Bahia | Foto: Divulgação
0 comentários