Teve início nesta terça-feira (10), o treinamento para capacitação e atualização do programa de Compliance. Os treinamentos estão acontecendo em todas as unidades da rede e teve início pelo Núcleo de Gestão Compartilhada da FGH e pelos diretores/coordenadores das unidades de saúde administradas pela Fundação. A atualização do Compliance chegou em outubro às lideranças dos serviços, e agora está sendo multiplicada entre as equipes.
Na etapa do treinamento para as lideranças, o treinamento teve como facilitador o assessor de Compliance da FGH, Luiz Vidon. Neste novo momento, o treinamento está sendo administrado pela supervisora de RH, Andréa Tenório, em parceria com a enfermeira gerente no Núcleo de Educação Continuada, Sara Melo.
De acordo com Vidon, o objetivo de todo trabalho é fazer com que cada profissional que atua na rede FGH saiba a missão, visão e valores da instituição e tenham em mente, de forma clara, quais os direitos e deveres de cada um, de forma a garantir uma assistência humanizada, de qualidade, com sustentabilidade e transparência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a coordenadora geral, Grazziela Franklin, o Compliance é de extrema importância para a instituição. "Sem dúvida, todos que passam pelo treinamento saem muito mais cientes do seu papel dentro de uma rede, que tem como meta se tornar referência em gestão de saúde pública no país".
A palavra Compliance vem do verbo em inglês "to comply", que significa agir de acordo. Caracterizado como o conjunto de ações tomadas com o objetivo de detectar, evitar e solucionar a ocorrência de irregularidades, comportamentos indevidos e a corrupção. A atualização da política de Compliance reforça o compromisso da FGH com a manutenção de posturas éticas no serviço público.
Ascom UPAE
0 comentários