Em continuidade ao processo de divulgação de informações a respeito da operação dos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco objetivando seguir as curvas de volume de espera, a Chesf, apresentou a programação da elevação para os reservatórios de Sobradinho e Xingó para o patamar de 4.000 m³/s, apartir de segunda-feira (16)
Ontem a REDEGN divulgou que desde o dia (9) até a próxima sexta-feira (13), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) vai aumentar gradativamente a saída de água dos reservatórios das usinas de Sobradinho e Xingó, na Bahia e Alagoas, respectivamente.
A operação acontece devido à declaração de situação de controle de cheia na Bacia do Rio do São Francisco pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e segue as regras e diretrizes vigentes.
Com essa vazão, a REDEGN fez contato com o coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, que orienta os moradores do Angari "que algumas residências serão atingidas com a cheia e as familias vão precisar ir para abrigos". O Plano de Ação para retiradas da familias e abrigo dignos, de acordo com Ramiro, está garantido e será posto em ação.
Ainda de acordo com Ramiro "a saída já está prevista para esta quarta-feira (11), pois a CHESF "deixa claro que se chegar mais água em Minas Gerais, a vazão vai subir mais ainda".
A Chesf destaca que os valores aqui informados são médios diários e reforça que a Bacia do Rio São Francisco se encontra no período úmido. Ano passado, no mês de janeiro/2022, chegou a ser liberado o volume de 4.000 m³/s pelo reservatório de Sobradinho e Xingó, reafirmando a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de restrição do vale do São Francisco a partir da Usina Hidrelétrica de Sobradinho é de 8.000 m3/s.
Os reservatórios da Companhia são permanentemente monitorados e as alterações de vazão são comunicadas por meio de Cartas Circulares (e-mail) e também através de mensagens SMS. A Eletrobras Chesf alerta a todos para que atendam às placas de segurança e não se aproximem das áreas restritas e informa que todas as barragens operadas pela Companhia encontram-se em condições seguras, operando em total normalidade.
redação redegn Foto arquivo REDEGN Ney Vital
0 comentários