Tendência é um substantivo feminino que significa "aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão". Em um novo ano, expectativas, previsões, planejamentos e tendências são criadas para várias áreas da nossa sociedade. O marketing digital também não fica atrás. Há uma série de tendências para o segmento em 2023?
Por ser um ano que vem na esteira do pós-pandemia da Covid-19, que afetou diretamente o comércio em diferentes níveis, as tecnologias criadas – pensadas, muitas vezes, na parte de experiência do usuário – também influenciam, diretamente, nas formas de atuar no marketing digital. Para o professor Gilberto Augusto, especialista em neuromarketing, dominar os mecanismos de marketing digital é extremamente necessário. "Eu comecei a ensinar marketing digital na internet porque vi os pais dos alunos das minhas escolas perderem o poder aquisitivo na época da pandemia. [...] Daí eu percebi pessoas tendo que fechar suas lojas, seus comércios. Me perguntei: 'Como é que elas vão ganhar dinheiro?'. Elas não vão ganhar dinheiro porque não sabem de marketing digital. [...] Eu comecei a ensinar marketing digital para ajudar as famílias a permanecerem de pé".
Entre os especialistas, as tendências para 2023 são as seguintes:
Vídeos curtos: usar vídeos como estratégia de marketing digital não é novidade. Mas, esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais força, principalmente através de plataformas como Instagram, TikTok e YouTube. Enquanto os dois primeiros valorizam os vídeos curtos, objetivos e bem-humorados, o YouTube ainda prioriza conteúdos longos e explicativos. É importante criar conteúdos de acordo com a estratégia digital pré-estabelecida para a sua empresa e suas personas, pois de nada adiantará alcançar um público que não se interessa pelo seu produto ou serviço.
Interface de voz do usuário (VUI): o marketing da Interface de Voz do Usuário (VUI) traz uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing por interfaces de voz. Essa é uma tendência para 2023, porque este mecanismo tem superado outras interfaces digitais quando se consideram taxas de engajamento. Através desse método, as campanhas criadas fazem uso de um processamento de linguagem que aparenta naturalizar e humanizar mais as interações com os clientes. Por isso, essa tendência do marketing digital tende a estar mais presente em produtos, campanhas e serviços na sociedade.
Realidade virtual e aumentada: a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são tecnologias em alta no universo do marketing digital para os próximos anos. Embora os conceitos sejam confundidos como um só, o marketing da Realidade Virtual (VR) e da Realidade Aumentada (AR) são diferentes. Enquanto a AR projeta informações no mundo real - como, por exemplo, um filtro de Instagram -, o VR substitui o que você está vendo por um conteúdo 100% virtual, criado por computador. Mas, ambos são frequentemente usados para criar experiências imersivas de alguma marca ou produto e prometem impactar negócios, aprendizagem e experiência dos usuários por um longo tempo.
Marketing responsivo: embora vivamos numa sociedade conectada e imersa em smartphones - cerca de 242 milhões de aparelhos ativos aqui no Brasil, segundo levantamento da FGV -, é necessário criar e incluir conteúdos, artes, websites, vídeos, entre outros materiais de marketing para os mais diversos dispositivos e plataformas. E essa necessidade dá origem ao que chamamos de marketing responsivo. Essa é uma tendência urgente, porque os canais digitais estão em constante evolução e os profissionais de marketing precisam se estabelecer no topo das tecnologias e tendências emergentes para se manterem competitivos.
Múltiplos canais de pagamento: com o movimento em alta de marketing e vendas on-line, muitas empresas e marcas estão aderindo a métodos próprios e automatizados para concretizar os pagamentos de seus clientes. Isso levou ao crescimento de canais pagos, ou canais de marketing pagos, que permitem que as marcas estabeleçam um preço para seus esforços de marketing. E essa crescente, que vem junto com as tecnologias de VUI e de realidades virtual e aumentada, permite aos profissionais de marketing digital atingir seus clientes de forma mais eficaz, sendo essa, também, outra forte tendência da área para o ano que vem.
As tendências apontadas precisam ser executadas com dedicação e trabalho estratégico. O especialista e empreendedor Alison Zigulich explica: "Marketing digital não é mágica, é trabalho! Muito provavelmente você não vai acertar tudo na primeira vez. E isso é perfeitamente comum... Errar na primeira campanha não significa que marketing digital não é para você, ou que não funcione para o seu mercado. Um simples erro de público, de estratégia, de configuração de campanha, pode estar impedindo você de ter resultados. Por isso que sempre aconselho: comece investindo pouco para errar baixo! A primeira campanha sempre é um teste".
Essas tendências em ascensão para 2023 só reforçam que o marketing digital sempre está buscando inovações para o mercado, e a sociedade precisa caminhar em sintonia com essas evoluções. Diante disso, essas e outras tendências serão discutidas entre os mais de 80 palestrantes do Godigital Festival – o maior evento de marketing digital e empreendedorismo da América Latina –, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, no Recife, com apoio da UNINASSAU. Além de Gilberto Augusto e Alison Zigulich, outros nomes como Wendell Carvalho, Aline Salvi, Joel Jota, Alex Monteiro, Fillipe Holzer e Dener Lippert já foram anunciados e confirmados até o momento.
As inscrições estão abertas. Os interessados em participar do evento devem adquirir os ingressos no site do Godigital Festival.
O Godigital Festival 2023 é realizado por GodigitalEdu, uma plataforma direcionada à criação, desenvolvimento e lançamento de produtos digitais, e pela GoKursos, maior marketplace educacional do País, com mais de 11 mil cursos em diversas áreas do conhecimento. Para saber mais informações sobre o evento, basta seguir nas redes sociais @godigitalfestival.
Giovanna Pordeus/Ascom
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