Cesol-SSF realiza oficina prática de aproveitamento integral dos alimentos

O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) realizará na próxima quinta-feira (12), a segunda parte da oficina formativa Banco de Aproveitamento Integral dos alimentos e alimentação sustentável: um aprendizado prático. O encontro realizado com profissionais da Cooperativa de Catadores de Materiais Reciclável de Juazeiro (COOPERFITZ), acontecerá no Centro de Distribuição da Agricultura Familiar (Cesaf), em Juazeiro, a partir das 8h da manhã, e integra a meta do Centro Público Evento de Consumo Responsável.

A oficina será ministrada pela culinarista e chefe de cozinha sustentável Poliana Santana. As ações tiveram início no final do ano passado e discutiram a alimentação sustentável e formas de aproveitamento integral dos alimentos, além da construção de um banco de alimentos para os cooperados. Entre os temas debatidos estiveram o desperdício e fome, as diferenças entre aproveitamento e reaproveitamento, e destinação das sobras.

Neste segundo momento, a proposta é que os cooperados possam conhecer, na prática, as diferentes possibilidades de pratos que podem ser desenvolvidos com as sobras que, geralmente, são destinadas para o lixo. "A alimentação sustentável é um convite para uma mudança de comportamento em relação ao aproveitamento integral dos alimentos", destacou Poliana Santana.

A formação Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos e alimentação sustentável: um aprendizado prático será realizada com 14 profissionais da reciclagem da Cooperfitz e acontece em parceria com o Banco de Aproveitamento Integral dos Alimentos (BAIA). O presidente da cooperativa José Ivo dos Santos destacou a importância da formação para os profissionais da reciclagem e a expectativa para a oficina formativa.

 "A primeira formação foi importante para a gente entender a respeito da importância do consumo de alimentos, a consciência do desperdício, do que vai para o lixo, o aproveitamento desses alimentos para a sobrevivência, então foi muito importante para a cooperativa. Nesta segunda fase esperamos aprender a fazer produtos que possa nos possibilitar uma nova renda", finalizou Ivo.

Ascom CESOL