2022 foi o ano do retorno presencial ininterrupto das aulas, 100% presenciais nas escolas públicas e privadas de Sobradinho, e ao fim do ano letivo, a Secretaria de Educação (SME), comemorou o sucesso de cada ação realizada em virtude da garantia do direito de acesso à educação e recomposição das aprendizagens de milhares de crianças, jovens e adultos que estudam nas instituições públicas do Sistema Municipal de Ensino de Sobradinho-BA.
"A pandemia da Covid-19 trouxe-nos diversos problemas e desafios, sendo um deles e mais grave, o fechamento das nossas escolas. Somente nesse ano de 2022, após 2 anos no virtual, que tivemos um ano letivo do início ao final (23/12) com aulas presenciais. O afastamento do corpo a corpo entre estudantes, professores e comunidade escolar gerou impactos negativos na aprendizagem dos estudantes e no emocional de todos. Isso moveu as equipes a um ano de muito mais trabalho em prol da recomposição das aprendizagens. Para tanto, foi necessário criar um sistema de avaliação municipal das aprendizagens que pudesse detectar as defasagens para um planejamento estratégico. Assim, nasceu o Avalia Sobradinho, a principal forma de reconstruir as ações pedagógicas a serem otimizadas esse ano para minimizar os prejuízos de aprendizagens provocadas pela pandemia", afirmou a secretária de educação, Ducilene Kestering.
Em 2022, a Prefeitura de Sobradinho, através da SME e em parceria com a SIESP, iniciou a reforma das instalações físicas da Escola Profª Maria Nilza, que por sua vez, também se tornou a primeira escola de tempo integral da rede municipal de ensino. Iniciou a construção do prédio, sede da Escola Maria Ribeiro.
Também foram realizados investimentos em formação continuada para a equipe técnica da Secretaria de Educação, gestores das escolas e profissionais da educação. A fim de realizar um atendimento mais qualificado às necessidades dos estudantes, foram contratados psicólogas, nutricionistas, assistentes sociais e professores de reforço escolar para oferecer aos estudantes atividades pedagógicas no contraturno.
"Investimentos foram feitos para o alcance nas metas que impactam diretamente a oferta de educação na rede municipal. Na meta 1, buscamos universalizar a educação infantil. Na meta 2, universalizamos o ensino fundamental com nove anos. Na meta 4, atendemos à população de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, o acesso à educação e o atendimento nas salas de AEE. Garantimos psicopedagogos em todas as unidades escolares. Na meta 5, alfabetizamos as crianças de 1° ano e ciclo 1. Na meta 6, implantamos a Escola de Tempo Integral do fundamental I. Na meta 7, fomentamos a qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem para atingir as médias nacionais para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)", elencou a secretária.
A gestora acrescentou ainda outras ações da pasta: "Organizamos a política educacional de formação continuada; valorizamos os profissionais do magistério, além de garantir material didático pedagógico e manutenção do desenvolvimento da educação na infraestrutura e material de uso dos professores (notebooks, mochila etc). Cumprindo a meta 19, asseguramos condições para a efetivação da gestão democrática da educação. Garantimos condições adequadas para o funcionamento dos conselhos de controle social, conselho municipal de educação, Fórum Municipal de Educação etc. Ação de formação de valores e integração como os jogos estudantis municipais e desfile cívico 7 de setembro ocorreram com sucesso", avaliou Kestering reconhecendo o empenho do gestor municipal em garantir uma educação de qualidade.
"O prefeito Cleivynho Sampaio move a gente a avançar com sua energia. Assim, a educação em Sobradinho se desenvolve. E esse ano, mais do que nunca, somos gratos a ele, aos profissionais da educação, aos estudantes e as suas famílias. Somos gratos ainda pelo monitoramento e acompanhamento dos conselhos de controle social que atuaram com autonomia e competência no ano vigente. Ainda somos gratos ao Conselho Municipal de Educação e ao Fórum Municipal de Educação, a SEFAZ, Conselho Tutelar, Comitê Intersetorial do Selo Unicef, Secretaria de Saúde, Ministério Público e a todos os parceiros como a Undime-BA e SEC/IAT que estiveram junto conosco trabalhando pela garantia do acesso à educação para todos", agradeceu a secretária de educação.
Ascom PMS
0 comentários