One Health: Projeto de saúde preventiva será iniciado em Juazeiro com ações no Mercado do Produtor; cidade é primeira do Nordeste a implantar estratégia
Juazeiro será a primeira cidade do Nordeste a implantar um projeto de saúde preventiva integrada, conhecido como "Saúde Única" (One Health), que une o cuidado humano, animal e do meio ambiente, de forma conjunta, como estratégia bem-sucedida de esforços em saúde pública.
Um projeto de mestrado na área de Medicina Veterinária, de autoria do professor Chiarelli Leandro, será a base para a experiência. As primeiras ações irão ocorrer no Mercado do Produtor de Juazeiro, por ter demandas comparáveis a pequenos municípios, depois o projeto será expandido para o restante do município. "O Mercado do Produtor, será como uma espécie de caso miniaturizado, o que fizermos aqui iremos expandir para a cidade toda, teremos uma parceria constate", explicou Chiarelli Leandro.
Ações
Estão previstas ações como cuidados com a saúde de animais (castração, exames e medicação), campanhas educativas para combater a questão de maus-tratos e abandono de animais, melhorias nas ações de coleta e destinação de resíduos, entre outras.
Os detalhes do projeto estão sendo discutidos há três meses entre os professores da Univasf, Alexandre Redson, Chiarelli Leandro e representantes dos órgãos envolvidos como a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), Canil/Gatil Municipal e Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA). Na última reunião ocorrida na AMA, foi apresentado o passo a passo necessário para a execução do projeto de Saúde Única.
"Estamos muito animados com esse projeto, que é amplo, abrangente e inovador para os padrões regionais, e vai nos ajudar a lidar com as questões do Mercado do Produtor de forma adequada, sem mencionar que os resultados obtidos aqui serão referência para a execução em toda cidade de Juazeiro", comentou o diretor presidente da AMA, Carlos Neiva.
Ascom PMJ
0 comentários